A cerimônia de posse contou com a presença da vice-prefeita Irma lemos, da assistente social da Defensoria Pública do Estado da Bahia Déborah Santana, da represente da OAB Italana Macedo e do ex-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência Jailton

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou, nesta terça-feira (30), no auditório do Centro Integrado de Direitos da Criança do Adolescente, a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Este é um momento de agradecer pelo trabalho valoroso realizado por este conselho, que não só fiscaliza a política das pessoas com deficiência, mas também cuida, luta por estas pessoas. Esperamos que os novos conselheiros também possam realizar um bom trabalho”, ressaltou a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social Irma Lemos.

O Conselho é um órgão colegiado vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, composto por membros do Governo e representantes da sociedade civil. Foi criado através da Lei Municipal n° 1.845 de 19 de julho de 2012, e regulamentado pelo Decreto n° 14.672 de 03 de setembro de 2012.

Irma agradeceu aos ex-integrantes e deu boas vindas aos novos

O objetivo do Conselho é acompanhar e avaliar a política de inclusão da pessoa com deficiência em Vitória da Conquista, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desse público nas mais diversas áreas setoriais. O Conselho visa à discussão participativa, por meio de seus representantes governamentais e da sociedade civil. Concilia conhecimentos profissionais do serviço público com a experiência e militância das instituições e pretende propor melhorias aos serviços prestados a esse público, além de promover, defender e assegurar o cumprimento dos direitos inerentes às pessoas com deficiência, de modo que elas possam exercer sua cidadania em igualdade de condições com as outras pessoas.

“Nós contamos com 12 cadeiras em nosso conselho, sendo seis governamentais e seis da sociedade civil que aqui é representada pelas associações de pessoas com deficiências. Nós nos reunimos duas vezes a cada mês no Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente”, explicou o ex-presidente do conselho e atual presidente da Associação dos Ostomizados de Vitória da Conquista Jailton Ferreira que elencou algumas ações do conselho: “Atualmente nós estamos realizando um diagnóstico da situação da inclusão da pessoa com deficiência nas instituições de educação do município”.

Jose é a nova integrante do conselho representando a APAE

Com a posse dos novos conselheiros, titulares e suplentes, representantes do governo e sociedade civil, gestão bianual 2019-2021, referendada por meio do Decreto Municipal nº 19.608 de 12 de julho de 2019, ficou acordado que a escolha do novo (a) presidente será na primeira reunião do mês de agosto. A assessora de comunicação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Jose Rodrigues avalia o conselho como uma instância de extrema importância no município. “Para mim que tenho um irmão autista, espaços como estes são de extrema importância para discutir melhorias e mudanças na sociedade”, destacou Jose.