“Esse kit é muito importante nesse momento tão difícil que passamos”, comentou Alberdan

Distribuição segue na zona rural para que toda rede seja atendida

A Secretaria Municipal de Educação concluiu a distribuição dos kits da Alimentação Escolar nas 81 unidades de ensino da área urbana do município, entre escolas e creches. Foram entregues mais de 29 mil kits. Todas as famílias dos alunos que estudam nessas unidades foram beneficiadas por esta ação, que faz parte de uma série de medidas adotadas pelo Governo Municipal para o enfrentamento ao novo coronavírus*.

Uma dessas famílias é a do motorista de aplicativo, Alberdan Moreira, cujas filhas estudam no 2º ano da Escola Municipal José Lopes Viana, no bairro Campinhos. “Esse kit é muito importante nesse momento tão difícil que passamos. Ele veio para ajudar as famílias, principalmente, as que não estão tendo condições de comprar esses produtos. Agora, o dinheiro que a pessoa conseguir, ao invés de comprar alimento, por exemplo, já paga uma conta de água, de luz”, comentou.

Para Angelita, o kit será um reforço importante neste momento em que ela e o marido estão sem trabalhar

Para a empregada doméstica Angelita Souza, que tem uma filha matriculada na Escola Municipal Mário Batista (bairro Urbis I), a entrega dos kits alimentares foi fundamental. Com o marido desempregado e mais dois filhos em casa, ela contou: “para mim, está sendo muito importante receber esse kit diante dessa crise. Meu marido não está trabalhando, eu também estou sem trabalhar, então já é um reforço”.

Os kits são compostos por itens que compõem a Alimentação Escolar dos estudantes nas unidades de ensino, como arroz, feijão, café, açúcar, óleo, farinha, leite, sardinha, dentre outros. Todos os itens foram submetidos à análise e aprovados pela equipe de nutricionistas do Município e pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar.

Entrega nas unidades da área urbana foi marcada por tranquilidade

Segundo o coordenador da Alimentação Escolar, Yuri Hatgivagiannis, graças à logística estabelecida para montagem e distribuição dos kits, a entrega na área urbana foi marcada pela tranquilidade e pelo cumprimento das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. “A distribuição aconteceu sem dificuldades, não houve aglomerações. Foi muito gratificante”, comentou.

A distribuição dos kits alimentares segue sendo feita na área rural até que toda a Rede Municipal de Ensino seja atendida. O dia e horário de retirada dos kits são comunicados pela direção das unidades diretamente aos pais ou responsáveis dos alunos.

A família que tiver até dois filhos matriculados vai ter direito a um kit. Para as famílias que tenham de três a cinco filhos matriculados, serão entregues dois kits.

Todas as medidas de segurança e higiene foram adotadas pelas unidades

* A distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas da educação básica, enquanto durar o período de suspensão das aulas em razão da pandemia do coronavírus, foi autorizada pela Lei Federal nº 13.987/2020.