Prefeito Herzem Gusmão apresenta projeto na Faculdade Santo Agostinho

Melhor concepção de projeto ganha viagem a Paris e quatro mil euros

Foi lançada nesta noite (05), pela Prefeitura e pela Construtora PEL, uma seleção para estudantes de Arquitetura de três instituições de ensino superior de Vitória da Conquista. O objetivo é escolher a melhor ideia para elaboração do projeto arquitetônico da praça a ser construída na área do Deserg, localizada entre a Rua Santa Catarina e a Avenida Paraná.

Os primeiros estudantes a saber de alguns detalhes da seleção foram os da Faculdade Santo Agostinho. Na cerimônia, que aconteceu no auditório da instituição, o prefeito informou que o estudante que tiver a melhor ideia receberá como premiação uma viagem com acompanhante a Paris e quatro mil euros para serem gastos na viagem. O segundo e o terceiro lugar receberão menções honrosas.

“Eu tenho certeza que a Prefeitura e a cidade saíram ganhando. Toda aquela área do Deserg vai ser transformada em uma praça em um projeto belíssimo que envolve estudantes de Arquitetura no pensar de Vitória da Conquista”, disse o prefeito.

O edital está sendo preparado pela Prefeitura  e profissionais da área. Ele será lançado ainda nesta semana e os alunos terão 60 dias para elaborar a concepção do projeto.

A premiação será patrocinada pela Construtora PEL, responsável pela construção da praça. A praça será dotada de quadra, área verde e espaço de convivência.

“É a melhor maneira da construtora apresentar o seu lado social e estar próxima do pessoal que amanhã fará projetos para essa cidade. O prefeito lançou a ideia e nós compramos. O prefeito é uma pessoa aberta e preocupada em deixar um bom legado para Vitória da Conquista”, comentou o empresário Pedro Rogério Batista.

Para o diretor da Santo Agostinho, Manoel Augusto Sales Figueira, a campanha tem dois vieses: estimula o estudante e colhe da juventude a sua contribuição. “Fico encantado com a visão da Administração Pública de nossa cidade, pois é envolvendo a cidade que se administra bem, até porque se reparte responsabilidades. De sorte que estou absolutamente certo de que será gratificante por demais para o município. Eu espero que o vencedor seja da Santo Agostinho”, desejou o anfitrião da solenidade.

Na oportunidade, ele solicitou ainda que estudantes do terceiro semestre também fossem contemplados pela edital, o que imediatamente foi acatado pelo prefeito. Essa decisão deixou o aluno João Gabriel Santos bastante animado: “Fiquei muito, muito feliz. Quando a gente entra em Arquitetura, sonhamos logo em ter um projeto realizado. Se a for a partir do terceiro semestre, seria um sonho”.

O estudante João Gabriel Santos: “seria um sonho ter um projeto realizado”

Sobre a iniciativa da Prefeitura, o estudante opinou: “Eu achei a ideia maravilhosa. Principalmente pelo fato de ter uma universidade participativa, teremos profissionais mais participativos e é bom começar isso mais cedo”.

A aluna do 6º semestre, Iara Naina, também concordou: “É uma ideia maravilhosa, muito mesmo. Além de ajudar a cidade de Vitória da Conquista, é um incentivo a mais para o estudante, pois o mercado de nossa profissão está bem concorrido, então nada melhor do que ter uma visibilidade dessa”.

A estudante Iara Naina: “é uma ideia maravilhosa”.

Nesta terça (6), e quarta-feira (7), a seleção será apresentada para os estudantes da Faculdade Maurício de Nassau e da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), respectivamente.