Quinze jogadores de cada lado do campo e uma bola oval. O cenário no Estádio Municipal Lomanto Júnior foi um pouco diferente do que o de costume na tarde deste sábado, 17. É que dessa vez o espaço sediou a última rodada do primeiro turno do Campeonato Baiano de Rugby. O time conquistense, Ymborés Rugby Club, disputou a partida com o Itabuna Ruby Club.

“É a primeira vez que assisto uma partida de rugby, já tinha visto pela televisão. Dá para entender que nosso time é mais forte, com jogadas mais definidas. Gostei muito de ver, como experiência”, revela o prefeito Herzem Gusmão. Além disso, ele reforça a necessidade de a Prefeitura se fazer presente nas ações de incentivo às diferentes modalidades esportivas.

Esse apoio do Governo Municipal tem sido fundamental para o desenvolvimento do ruby na cidade, segundo o diretor de Marketing do Ymborés Rugby Club, Wilson Doll. “Estar no Estádio Lomanto Júnior é muito importante, porque dá visibilidade ao esporte. Utilizamos também, semanalmente, o estádio Edvaldo Flores, para treinamento do time, às quintas-feiras, e às terças-feiras, nós treinamos crianças de 15 a 17 anos e também quem quer conhecer o esporte, começa fazendo as práticas básicas”, explica.

O coordenador de Esportes, Jaldo Mendes, conta que tem sido realizado um esforço no sentido de atender a todas as modalidades esportivas. A parceria se dá com a utilização de espaços, inscrições em eventos e transporte para competições, por exemplo. “O rugby, como é novidade aqui na cidade, muita gente não conhece. A gente está dando esse apoio para poder divulgar, difundir”, confirma.

Vibrando na arquibancada, a designer Iara Alves conta que veio de Salvador para assistir à partida. Irmã de um dos jogadores do time, ela confessa que acompanha a equipe sempre que pode. “É um esporte muito inovador, trabalha bastante o instinto de equipe”, afirma. Além disso, ela reconhece a importância de se voltar atenção para esportes além dos tradicionais. “É bacana que as instituições tenham consciência do quanto esse esportes novos também podem agregar no crescimento dos atletas”, completa.