Prefeitura apoia ações da Bahia Pesca na Exposição Conquista

pesca

Produtores, empresários e estudantes participaram nesse final de semana de um curso gratuito de Piscicultura Básica em Viveiro Escavado e Tanque Rede, promovido pela Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), como parte da 50ª Exposição Agropecuária Nacional de Conquista. No sábado, 12, a Bahia Pesca entregou aos piscicultores da região mais de 100 mil alevinos de tilápias.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, apoiou as ações realizadas na feira. “A Administração Municipal solicitou uma ação voltada para os piscicultores e aquicultores que trabalham no município e hoje estamos fazendo a distribuição de alevinos para cerca de 400 famílias de três assentamentos e também para os participantes do curso”, declarou o gerente de Operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sílvio Moura, o Governo Municipal havia solicitado peixes para o sistema aquaplano desenvolvido por técnicos da secretaria e exposto no estande da Prefeitura. “Na última quarta-feira, 09, o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, nos ligou oferecendo 100 mil alevinos. Nós aceitamos o desafio. Temos pouco trabalho na área por isso achamos importante abraçarmos a causa. E no mesmo dia começamos a mobilização”, contou o secretário.

Uma das pessoas contactadas foi Eliete Almeida, 43, que veio com outras quatro pessoas do povoado de Lagoa de Mulatinho, distrito de José Gonçalves, participar do curso. Para ela o curso foi esclarecedor. “Foi maravilhoso, aprendi muitas coisas que não sabiam e vou chegar na minha comunidade e passar o que aprendi aqui. Também vou levar os peixes para tentar criar”, disse.

Entre os temas abordados no curso ministrado pelo técnico Felipe Vieira estão os sistemas de criação, quantidade de água necessária, escolha de espécies e construção de tanques e viveiros. Outro destaque da Bahia Pesca é a exibição em seu estande de um tanque de recirculação de água de aproximadamente cinco mil litros para criação de peixes. A capacidade de produção é de uma tonelada de pescado por ano. O estande funcionará em todos os dias da exposição, das 9 às 20 horas.

Notícias Relacionadas

Agricultura e Desenvolvimento Rural
15/03
Governo Municipal participa de reunião da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/03
Manutenção na estrada de acesso a Caiçara foi realizada nesse domingo, 10
Agricultura e Desenvolvimento Rural
07/03
Prefeitura recupera estrada de Cabeceira
Agricultura e Desenvolvimento Rural
01/03
Prefeitura recuperou estrada do Iguá durante o feriado de Carnaval