Prefeitura amplia número de vagas de estacionamento no centro da cidade

O sistema Zona Azul foi estendido a Central de Abastecimento (Ceasa)

Garantir o ordenamento no trânsito, facilitar a circulação de veículos e democratizar o acesso às vagas de estacionamento do centro da cidade. Estes foram alguns dos objetivos da Administração Municipal ao estender a abrangência da Zona Azul – sistema responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em ruas públicas da área central de Vitória da Conquista – a Central de Abastecimento (Ceasa).

Para tanto, estão previstas a instalação de cancelas eletrônicas, demarcação das vagas e sinalização. “As obras já estão em andamento e assim que forem concluídas, o sistema Zona Azul vai passar a operar na Ceasa. O sistema proporcionará melhorias no sentido de organização do trânsito local. A quantidade de vagas está sendo ajustada com o objetivo de otimizar o espaço”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.

“Como funcionará?” – A Zona Azul, na Ceasa, funcionará da mesma forma que nas demais ruas do centro da cidade. O diferencial é a existência das cancelas eletrônicas que indicarão se há ou não vagas disponíveis no estacionamento. Desse modo, evita-se que o motorista fique circulando a procura de vagas.

Após estacionar o carro, o motorista deve se dirigir ao parquímetro para obter o comprovante de pagamento. Para tanto, o usuário pode utilizar o cartão eletrônico ou depositar moedas na máquina. A pessoa deverá deixar esse comprovante fixado no painel do carro ou da moto, de forma visível, para facilitar a fiscalização.

Se o cidadão descumprir as regras, como ultrapassar o tempo máximo de estacionamento, será autuado pelos agentes municipais de trânsito e o veículo poderá ser removido, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

“Quanto vou pagar?” – Assim que entrar em funcionamento, para uso dos pontos de estacionamento urbano, o usuário pagará uma taxa de R$ 2,70 – equivalente por 2 horas. No caso de períodos menores, a partir de 20 minutos, o usuário poderá pagar de forma proporcional.

Para as vagas destinadas a motocicletas, a tarifa será de 30% do valor cobrado pelos motoristas. Ou seja, R$ 0,81 – também por 2 horas.

Acesso Garantido – As cancelas eletrônicas garantem passagem a todos os veículos. O pagamento só deverá ser efetuado no caso de estacionamento. Fiscais estarão no local para garantir o cumprimento das normas.

  

Notícias Relacionadas

Mobilidade Urbana
15/12
Prefeitura deve pavimentar a Siqueira Campos neste sábado, 16
Mobilidade Urbana
11/12
Prefeitura faz intervenções na João Pessoa; medida busca fluidez no trânsito
Mobilidade Urbana
01/12
Transporte coletivo: Semob realiza atendimento especial para a Uesb no domingo, 3
Mobilidade Urbana
22/11
Prefeitura regulariza nível do asfalto na avenida Bartolomeu de Gusmão: fique atento para mudanças no trânsito