Prefeitura amplia diálogo com médicos da Santa Casa de Misericórdia

Saúde municipal esteve em pauta durante a reunião

Aspectos da atual situação da saúde no município compuseram a pauta da reunião entre o prefeito Herzem Gusmão e médicos que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista, na quinta-feira, 9. O encontro, intermediado pelo vereador Gilmar Ferraz, reuniu profissionais de diferentes áreas da medicina.

A conversa tratou de temas como os valores contidos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), o repasse de recursos para a Santa Casa, feito pela Prefeitura, a diminuição de leitos na maternidade do hospital e a formação de “filas” para a realização de cirurgias eletivas.

“Viemos falar sobre a questão da tabela do SUS, que é baixa, e discutir sobre esse assunto, o que a Prefeitura pode melhorar sobre isso. Falar sobre as demandas de pacientes que estão aí, reprimidas há muito tempo e não têm oportunidade, hoje, de fazer uma cirurgia eletiva, justamente por causa dessas questões burocráticas”, relatou o médico José Bahia, que faz parte do corpo clínico de Obstetrícia da Santa Casa há 25 anos.

“A gente vê, ao longo desses anos, muita burocracia e, no final, acabam ficando pessoas há seis meses, um ano, dois anos para fazer uma cirurgia eletiva simples de hérnia ou ginecológica”, disse ainda Bahia.

Após ouvir as demandas, o prefeito Herzem Gusmão se comprometeu a entrar em contato com as secretarias de Saúde e de Finanças, e ainda com a Procuradoria Jurídica, a fim de verificar de que forma a Prefeitura poderia atuar no que se refere aos pleitos apresentados.

“Nós precisamos ver a questão legal”, adiantou o gestor. “A gente precisa saber o que vai impactar para o município. Se é legal. Vamos fazer consultas, conversar. O nosso governo tem sido um governo do diálogo”.

O diálogo, por sinal, está aberto e continuará numa próxima reunião, ainda por ser agendada. “Os médicos da Santa Casa buscam um estreitamento de relações com a Prefeitura. Todas as demandas, nós iremos levar para a secretária. Vamos ouvir a secretária e, depois, nós faremos uma outra rodada para tentar avançar e tentar definir alguns pleitos dos médicos da Santa Casa”, declarou o prefeito.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
17/08
Fórum sobre Distribuição de Água reúne gestores para discutir Operação Pipa
Gabinete Civil
17/08
Carta do Futuro pode ser respondida até esta sexta, 18
Gabinete Civil
16/08
Minuta do novo Código de Polícia Administrativa é entregue pela Secretaria de Serviços Públicos
Gabinete Civil
16/08
Equipe da Prefeitura visita os distritos de Inhobim e Veredinha