Com as baixas temperaturas do inverno, os hábitos da população mudam. Ou seja, as pessoas passam a manter os ambientes mais fechados, com pouca circulação de ar. Isso contribui para a disseminação dos vírus, bactérias e bacilos. As condições climáticas aliadas à baixa imunidade levam também as pessoas a desenvolverem doenças infectocontagiosas, como a Tuberculose Pulmonar.

Em Vitória da Conquista, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população quanto à atenção que ela deve ter, neste período, quanto aos sintomas da Tuberculose. São eles: tosse seca ou com catarro por mais de três semanas; febre sempre no mesmo horário (geralmente, à tarde); perda de peso; calafrios; suores noturnos; e perda de apetite.

Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças. Por isso, é importante que o cidadão procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, localizado na Praça João Gonçalves, s/n, ao lado do Caav, para que seja feito o diagnóstico preciso e o tratamento.

“Este é um período em que as pessoas costumam confundir muito a tosse com sintomas de gripe, resfriado e outras doenças, descartando sempre a possibilidade da Tuberculose. Mas é bom lembrar que apesar de antiga, ainda temos casos desta doença que, se não tratada, pode levar a óbito. O tratamento é simples, via oral, dura apenas seis meses e é todo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou a médica pneumologista do Centro, Vanessa Khouri.

 

Com as baixas temperaturas, vem o aumento dos casos de doenças respiratórias. Para evitar contrair essas doenças, como gripe e resfriado, é importante manter alguns hábitos de higiene. Fique ligado!

Posted by Prefeitura Vitória Da Conquista on Terça, 30 de junho de 2015