Prefeitura adverte sobre os riscos da automedicação

Nesta terça-feira, 20, comemora-se o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916 que, na época, era a maior instituição representativa da categoria no país.

Na rede municipal de saúde de Vitória da Conquista, atuam cerca de 40 profissionais da área, distribuídos em diferentes espaços, como o Laboratório Central, o Hospital Esaú Matos, as Unidades de Saúde da Família (NASF), a Farmácia da Família, o Banco de Leite Humano e o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária.

Entre as importantes funções prestadas pelo farmacêutico, destaca-se a orientação dada aos pacientes sobre medicamentos já prescritos. O objetivo é que, a partir dessas informações, as pessoas realizem o tratamento de forma correta e obtenham o resultado esperado.

Dessa maneira, é fundamental que o paciente não se automedique e siga corretamente as instruções dadas pelo médico, pelo farmacêutico e as encontradas nas bulas dos medicamentos. Isso porque a automedicação pode provocar dependência, intoxicação e até a morte.

Além de consultar-se com um médico, é fundamental que, ao comprar o medicamento, receba instruções do farmacêutico. Esse profissional deverá estar com identificação e presente durante todo o horário em que o estabelecimento estiver aberto.

Notícias Relacionadas

Notícias
21/09
Prefeitura promove oficinas de arteterapia para usuários do Caps AD
Mobilidade Urbana
21/09
Semana de Trânsito realiza blitz educativa e serviços na Praça 9 de Novembro
Notícias
21/09
Cartão SUS: atenção para a mudança do local de atendimento
Administração
20/09
Servidor: não perca o prazo de recadastramento