A Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Sudoeste, mais conhecida como Rondesp (Rondas Especiais), está celebrando quatro anos de atuação. Na manhã desta quinta-feira (06), o prefeito Herzem Gusmão e membros do Governo Municipal juntaram-se a outras autoridades públicas na cerimônia de comemoração, no 9º Batalhão da Polícia Militar.

A Rondesp é uma frente de apoio às unidades do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPR – Sudoeste). São 94 municípios da região atendidos pelas Rondas, em missões mais complicadas, onde o policiamento ordinário encontra de dificuldades de efetivar-se.

Ivanildo e Souza Jr

“A gente fica muito feliz quando completamos quatro anos e dizemos que são quatro anos de muita tranquilidade trazida por essa unidade para nossa região sudoeste baiana e, principalmente, para nossa cidade de Vitória da Conquista”, afirma o coronel Ivanildo, comandante da CPR – Sudoeste. De acordo com ele, as Rondas Especiais fazem um policiamento ostensivo e defensivo, quando necessário, tendo agregado importante reforço às ações especiais.

Para o tenente coronel Souza Junior, comandante da Rondesp, são muitos os motivos para comemorar. O principal, segundo ele, é o reconhecimento da comunidade: “Temos o reconhecimento de, desde as crianças, aos adultos, que moram na periferia. Recentemente, na semana retrasada, fizemos uma abordagem em um bairro periférico e, de forma espontânea, as pessoas aplaudiram. É muito comum sermos convidados para participar de aniversários de crianças, que têm a Rondesp como uma coisa a ser admirada”.

Souza Jr, prefeito, Ivanildo, Gildásio

O prefeito Herzem Gusmão participou de toda a solenidade e entregou homenagens a civis e militares que tiveram seu trabalho reconhecido pela Companhia. Ele parabenizou a Rondesp e demonstrou a gratidão de Conquista pelos serviços prestados. “A Polícia Militar deu um salto extraordinário. Eu conheço a história da Polícia Militar em Vitória da Conquista e do nosso 9º Batalhão da Polícia Militar”, afirma.