Pré-Vestibular Quilombola recebe prêmio nacional no Rio de Janeiro

Iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Camélia da Liberdade, na categoria ‘experiência educacional’

Em reconhecimento a seu valor como experiência educacional, o Pré-Vestibular Quilombola recebeu, na última quarta-feira, 25, o Prêmio Camélia da Liberdade, concedido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap). A cerimônia de premiação ocorreu na casa de espetáculos Vivo Rio, no Rio de Janeiro.

A iniciativa, que é desenvolvida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Igualdade Racial e de secretarias municipais, em parceria com o Conselho das Associações Quilombolas do Território, foi representada pela jovem quilombola Jamile Santos, formada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e, atualmente, professora de Cidadania e Cultura Quilombola no Pré-Vestibular Quilombola.

O Pré-Vestibular Quilombola já contabiliza mais de 200 aprovações de jovens que tentavam o acesso ao Ensino Superior. Somente em 2015, foram 38. Atualmente, estão inscritos 75 alunos, vindos de mais de 20 comunidades quilombolas de Vitória da Conquista e região.

Não é a primeira vez que a iniciativa tem seu valor reconhecido. Em 2010, já havia recebido o Prêmio Igualdade Racial, entregue pela ONG Criar Brasil, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Premiação – O Prêmio Camélia da Liberdade abrange todo o território nacional e está na 8ª edição. Por meio dessa iniciativa, o Ceap reconhece os projetos que promovem ações afirmativas como forma de contribuição para superar as desigualdades raciais e sociais, a fim de fortalecer os princípios democráticos no Brasil.

A premiação é realizada uma vez por ano, em cinco categorias: personalidades, veículos de comunicação, instituições governamentais, empresas e experiências educacionais – esta última, a que valeu o reconhecimento ao Pré-Vestibular Quilombola.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
17/11
Parada LGBT: confira como fica o trânsito e o itinerário dos ônibus
Gabinete Civil
17/11
Governo Municipal promete acompanhar demandas de movimentos rurais
Gabinete Civil
16/11
Governo Municipal recebe membros do Corpo de Bombeiros Militares
Gabinete Civil
16/11
Escola municipal oriunda do Patrulhado a Cidadania oferece 150 vagas já em 2018