O Feriadão da Proclamação da República foi bastante movimentado nos povoados do Pradoso e São Joaquim. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica à Saúde, realizou mais Dias “D” da campanha Novembro Azul, que visa combater o câncer de próstata.

O público-alvo da campanha são os homens a partir dos 40 anos de idade, que prestigiaram as ações e receberam informações sobre saúde e cuidados preventivos em relação a doença. Eles também puderam aproveitar os testes rápidos para diagnóstico de Sifilis, HIV e Hepatites, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Quem apresentou alguma alteração, foi avaliado e encaminhado para os médicos especialistas.

Segundo a apoiadora institucional, Érika Teixeira, no Pradoso, além dos serviços rotineiros, foram realizadas a distribuição de kits para higiene bucal e houve uma peça teatral sobre autocuidado em saúde. “Tivemos, também, palestras sobre câncer de boca e rastreamento de lesões bucais, palestras sobre câncer de próstata, dinâmica de grupo com alongamento e orientação sobre autocuidado em saúde, que foi realizada por um pedagogo morador da comunidade, e uma palestra sobre incontinência urinária com uma fisioterapeuta voluntária, também moradora local”, explicou.

A odontóloga da unidade de saúde do Pradoso, Katiuscy Carneiro Santana, também comemorou os resultados da ação na localidade: “Foi ótimo. Das 260 senhas que nós distribuímos, foram atendidos 240 homens com teste de glicemia e solicitação de exames. Todas as avaliações alteradas foram analisadas e encaminhadas pela médica”, comentou.

O Novembro Azul continua até o fim do mês com encerramento em 1º de dezembro. Confira a programação completa:

20/11 – dia D Bate Pé;
22/11 – dia D José Gonçalves e palestra na Secretaria de Desenvolvimento Social;
23/11 – palestra Caravana Siga Bem;
24/11 – dia D nos seguinte locais e unidades: Limeira, Capinal, Cercadinho, Veredinha, CAE II, Panorama, Vila América, Lagoa das Flores I, Lagoa Formosa, Iguá, São João da Vitória, Roseira, Pedrinhas, Hugo de Castro, Jardim Valéria, Recanto, João Melo, Patagônia, Miro Cairo, Panorama, Vila Serrana, URBIS VI, Solange Hortélio;
25/11 – dia D URBIS V e Nestor Guimarães;
28/11 – palestra na Embasa;
01/12 – dia D em Inhobim, Unidade de Saúde Nelson Barros, Conveima, Bruno Bacelar, Nova Cidade e Morada dos Pássaros.