Povoado de Xavier recebe apresentações musicais do Conservatório Municipal

A iniciativa faz parte do projeto “Conservatório Itinerante, que objetiva levar música a todos os cantos de Vitória da Conquista

Participação popular é uma das principais características de governo da Administração Municipal desde 1997. O diálogo com as comunidades é algo constante e que proporciona o desenvolvimento por igual das zonas urbana e rural. Em fevereiro deste ano, por exemplo, aconteceu uma reunião entre os membros do Poder Executivo e a Associação de Agricultores Familiares de Xavier (AAFAX), quando foi apresentado pela diretoria da associação o plano de ação de 2015.

Nessa oportunidade, uma das demandas solicitadas pela comunidade foi a realização de uma atividade de cultura, arte e entretenimento que englobasse todo o povoado de Xavier. Atendendo a essa solicitação, na noite dessa quinta-feira, 19, membros da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e do Conservatório Municipal de Música, alunos e professores, realizaram uma apresentação “embrião” da atividade “Conservatório Itinerante” que objetiva levar música a todos os cantos de Vitória da Conquista.  Além das apresentações do Conservatório, o poeta e repentista Onildo Barbosa também fez parte da programação.

Para os moradores da comunidade, a ocasião não poderia ser melhor. “A atividade que a Prefeitura trouxe até nós, além do resgate dos instrumentos musicais, a valorização da nossa cultura, a valorização do homem do campo e é isso que nos deixa felizes. Dá muito orgulho saber que em Vitória da Conquista tem um Conservatório desse porte que leva às pessoas música de boa qualidade”, afirmou emocionada a moradora do Xavier, Maria José Freitas.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, iniciativas como essa são possíveis especialmente quando há interação entre uma comunidade organizada e um poder público comprometido. “Após a solicitação da comunidade, em fevereiro, voltamos com essa inquietação, nos organizamos e conseguimos planejar o ‘Conservatório Itinerante’. Tenho certeza que essa atividade impregnou a alma das pessoas”, disse o secretário.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/05
Prefeitura dialoga com comunidades sobre São João na zona rural
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
Equipe conquistense ganha 22 medalhas em eventos regionais de Judô
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
Fluminense realiza seletiva no Estádio Edvaldo Flores
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
3º Encontrão de Patinadores é realizado na Avenida Olívia Flores