População tem segurança garantida no Natal da Cidade

Uma grande estrutura garantirá o conforto e a segurança de quem for ao Centro Glauber Rocha

Assim que forem abertos os portões do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, exatamente às 18h da próxima sexta-feira, 19, os cidadãos que forem participar da 18ª edição do Natal da Cidade – a primeira no novo local – já estarão cientes da qualidade dos espetáculos musicais a que terão acesso. É preciso que eles saibam também que, além do alto nível das atrações, a Prefeitura prioriza a segurança e o conforto das pessoas que prestigiarão o evento.

Tal preocupação saltará à vista dos visitantes já no momento em que eles entrarem pelos portões, pois haverá revista com detectores de metais. Quando já estiverem dentro do espaço, onde cabem aproximadamente 25 mil pessoas, eles estarão em meio a um complexo aparato de segurança: câmeras de monitoramento, cerca de 40 agentes de segurança de uma empresa terceirizada, mais 60 policiais militares e a segurança patrimonial da Prefeitura, que se revezarão para manter 30 agentes no espaço, 24 horas por dia, ao longo de toda a programação do evento.

Estrutura de segurança – Após ter atuado durante toda a etapa anterior à realização do Natal da Cidade – que diz respeito à montagem da estrutura física do evento –, o 7º Grupamento de Bombeiros Militares manterá no local, todas as noites, seis bombeiros e duas viaturas – além de outras três que também estarão à disposição na sede do 7º GBM, onde também estarão disponíveis até 15 pessoas por noites, prontas para entrar em ação a qualquer momento.

A população visitante terá disponíveis quatro portões de entrada, todos equipados com agentes munidos de detectores de metais, e 12 saídas de emergência. Minutos antes da abertura dos portões, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana interditará a Avenida Brumado, da Rua Lomanto Júnior até a Avenida Integração. O trecho será reservado somente às pessoas que estiverem ali para ter acesso aos portões de entrada, além dos táxis.

O esquema de segurança incluirá ainda a presença de equipes do Samu 192, da Secretaria Municipal de Saúde, da Defesa Civil, do Conselho Tutelar, entre outros. Para montar toda essa estrutura, foi indispensável à Prefeitura a experiência do Forró Pé de Serra do Periperi, primeiro evento de grande porte realizado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.

‘Trabalho em conjunto’ – “O evento do São João foi um sucesso em termos de execução”, observou o subtenente Claudemir, dos Bombeiros, durante a reunião realizada na manhã de terça-feira, 16, entre a Prefeitura e os órgãos que atuarão para garantir a segurança da população no Natal da Cidade.

“Esse envolvimento de todos os órgãos mostra que realmente há um comprometimento na realização de um evento tão grandioso como o Natal da Cidade. Isso mostra a importância de se trabalhar em conjunto para preservar a segurança do cidadão que vai usufruir do espaço”, complementou o capitão Dalmo Porto, chefe de Planejamento da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, o objetivo do Governo Municipal, ao coordenar esse esforço em prol da segurança, está bem definido. “A Prefeitura adotou os mesmos critérios utilizados no São João, de envolver todos os atores responsáveis pela segurança num evento com essa proporção para garantir a integridade física e a segurança de toda a população”, afirmou.

 

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/03
Jardim Valéria vence final do Interbairros 2017
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/03
Vitória da Conquista recebe Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Curso para Árbitros certifica mais de 60 profissionais
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Festival Internacional de Artistas de Rua chega nesta quinta, 23, em Conquista