A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Atenção Básica, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizou neste sábado, (7), mais uma feira de saúde com o projeto HealthRise. Com o objetivo de controlar a hipertensão e as diabetes dos usuários do SUS atendidos pela Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos, a feira aconteceu no Centro Integrado Navarro de Brito.

De acordo com a coordenadora da Diretoria da Atenção Básica, Elba Sampaio, “a intenção é tanto buscar pessoas que desistiram do acompanhamento nas unidades de saúde como, também, identificar novos casos das doenças”.

Para a professora Danielle Medeiros, uma das organizadoras do projeto, se aproximar da população que é atendida pelas unidades é a parte mais importante da parceria firmada entre a Ufba e a Secretaria de Saúde. “A ideia do projeto é tentar, a longo prazo, reduzir a morbidade e a mortalidade por hipertensão e diabetes”, completou.

A inciativa conta com a participação de estudantes dos cursos da área. Eles atuam durante todo o processo, do recebimento do público à finalização dos atendimentos. Assim, vivenciam e colocam em prática o que foi aprendido durante toda a graduação. Desta forma, é possível fazer com que esses futuros profissionais entendam os desafios da saúde pública e busquem um novo olhar para a questão.

Thalita Aguiar, estudante do curso de Farmácia, participa do projeto desde o início e afirma que a proposta de vivência vai muito além da sala de aula: “Tem sido um aprendizado e uma experiência muito importante, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, porque nos faz evoluir em questões que, se não fosse o projeto, talvez não tivéssemos conquistado”.

Quem aprovou a inciativa foi Elienai, moradora do Bairro Brasil. Ela compareceu para fazer um check-up e saiu muito animada. “Muitas vezes, ficamos três ou quatro meses sem saber como está a pressão e a glicemia. É muito importante uma feira como essa perto da gente. Eu fico muito agradecida”, comemorou.