Plenárias do Orçamento Participativo movimentam região de Bate-Pé

Em duas plenárias realizadas no próprio distrito e no povoado de Ribeirão, participaram mais de 230 participantes e 23 delegados eleitos 

Na tarde do último sábado, 22, as comunidades rurais do distrito de Bate-Pé participaram das plenárias do Orçamento Participativo (OP), na sede do distrito (na Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa) e no povoado de Ribeirão, na Escola Municipal Antônio Moura. Ao todo, mais de 230 pessoas participaram, elegendo propostas e delegados para o 11º Congresso do OP, que acontecerá em 31 de outubro.

Em Bate-Pé, a grande participação da comunidade permitiu a escolha de 15 delegados, que terão o objetivo de defender as propostas da região. Para o lavrador Domingos Cruz Silva, 57, morador da sede e que sempre participou do OP, com a participação de todos é a localidade quem ganha. “Com o OP, por exemplo, conquistamos a coisa mais importante que foi a ampliação de nosso colégio, que dobrou de tamanho”, destacou Domingos.

Ainda participaram da plenária, representantes não só da sede mas também dos povoados de Poço Cumprido I e II, Matinha, Amargoso, Cotia, Poço do Gato, Lagoa de João Morais, Farinha Molhada, Pau Ferro I e Pau Ferro II. O conselheiro do OP, Manoel Pereira Oliveira, 52, mora em Poço Cumprido II, nunca deixou de participar e explicou o porquê: “Sempre participo, porque ficamos sabendo da prestação de contas do Prefeitura”.

Já na plenária de Ribeirão participaram os moradores dos povoados de Salobro, Braga, Mamão, Santa Rita e Olho D’Água da Serra. Foram eleitos oitos delegados. A presidente da Associação de Moradores de Ribeirão, Marli Batista, 52, lembrou as muitas conquistas da comunidade com o OP. “Nós conquistamos o posto de saúde do Braga, reforma da escola de Santa Rita e da escola do nosso povoado, tudo isso participando do OP”, contou Marli.

“O OP é uma forma da Prefeitura nos esclarecer sobre como está sendo gasto o dinheiro público e também dá a oportunidade de cada comunidade escolher como será gasto este dinheiro para melhoria de sua região”, explicou a manipuladora de alimentos Maísa Viana de Morais, 30,, moradora do povoado do Santa Rita.

Além de eleger proposta e delegados durante as plenárias, o Governo Municipal se faz presente, por meio dos seus secretários para esclarecer dúvidas quanto às ações desenvolvidas pela gestão em cada região. “Este é um momento de prestar conta, de informar novos investimentos e de falar do funcionamento dos serviços prestados”, ressaltou Odir Freire, secretário de Agricultura.

Notícias Relacionadas

Governo
23/03
Moradores do Coveima são recebidos pelo Governo Mais Perto de Você
Governo
08/11
Conselho do Orçamento Participativo é eleito e empossado durante Congresso
Governo
06/11
Congresso do Orçamento Participativo acontece nesse sábado, 7
Governo
03/11
Congresso do Orçamento Participativo acontece no próximo dia 7 de novembro