Plenárias do Orçamento Participativo começam nesta terça, 28

Um dos instrumentos mais democráticos de gestão pública, o Orçamento Participativo (OP) permite, há 19 anos, que os cidadãos de Vitória da Conquista decidam, com o governo, sobre a aplicação dos recursos públicos municipais. Partindo do princípio da participação popular, a Prefeitura investe parte do orçamento em obras e serviços indicados pela população durante plenárias nas zonas urbana e rural e aprovadas em congresso.

Nas plenárias, qualquer cidadão pode participar e a Prefeitura aproveita para identificar as demandas mais específicas e as necessidades de melhoria nos serviços prestados. É essa dinâmica que possibilita o controle social sobre as ações do governo, assegurando transparência nos gastos dos recursos, une a população, fortalece as associações de moradores e desperta várias lideranças para o exercício da política.

Este ano, as plenárias do Orçamento Participativo (OP) começam nesta terça-feira, 28, na Escola Municipal Zica Pedral, no bairro Bruno Bacelar, às 19h. Ao longo de quatro meses, serão realizadas 63 plenárias, abrangendo bairros e comunidades rurais do município. Em cada um desses encontros, a comunidade apontará cinco demandas – as duas mais votadas serão levadas para o 11º Congresso do OP; as três demais serão apresentadas às secretarias municipais. A cada dez pessoas presentes na plenária, é eleito um delegado.

Confira a data da plenária do seu bairro ou da sua comunidade rural e participe!

Plenárias da Zona Urbana

Plenárias da Zona Rural

Notícias Relacionadas

Governo
23/03
Moradores do Coveima são recebidos pelo Governo Mais Perto de Você
Governo
08/11
Conselho do Orçamento Participativo é eleito e empossado durante Congresso
Governo
06/11
Congresso do Orçamento Participativo acontece nesse sábado, 7
Governo
03/11
Congresso do Orçamento Participativo acontece no próximo dia 7 de novembro