A Prefeitura de Vitória da Conquista avança na modernização da gestão pública. Nesta terça-feira (7), o Plano Municipal de Parcerias Público-Privadas (PPPs) foi apresentado ao prefeito Herzem Gusmão. O Comitê Gestor, formado por secretários do Governo, e o grupo de Trabalho, composto por técnicos de diversas áreas, foram os responsáveis por este documento, que possibilita à Administração Municipal os primeiros passos rumo à nova modalidade de concessão. 

“Eu estou alegre, porque nós estamos conseguindo implementar algo novo, com a convivência respeitosa desses técnicos municipais extraordinários, que têm me surpreendido a cada semana. Tenho certeza que nós iremos avançar, com as bênçãos de Deus”, comentou o prefeito após a apresentação. 

Segundo o presidente do Comitê Gestor, Jonas Sala, o plano tem como finalidade atrair o investidor, mostrando que o município é viável para o investimento. Neste documento, dividido em cinco capítulos, foram apresentados os seguintes projetos estratégicos para as PPPs: Iluminação pública, Central de abastecimento, Resíduos sólidos e Estacionamento. Esses serviços foram escolhidos levando-se em conta a viabilidade, o impacto e o tempo de execução.  

O objetivo dessas iniciativas é auxiliar o poder público a suprir a insuficiência de investimentos em infraestrutura por recursos próprios. Em Vitória da Conquista, essa atividade está regulamentada pela Lei Municipal nº 1949, de 12 de novembro de 2013; e pelos decretos nº 15.625, de 24 de janeiro de 2014, e nº 18.094, de 28 de agosto de 2017.