Trabalho técnico do PDDU já começou; próximo passo será a mobilização social

Vitória da Conquista começa a construir o seu Plano Estratégico para os próximos anos, visando organizar o planejamento e o desenvolvimento do município. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (16) pela Fundação Escola Politécnica da Bahia ao prefeito Herzem Gusmão e a membros do Governo Municipal*, no Salão Nobre do Gabinete Civil.

A entidade, ligada à Universidade Federal da Bahia (Ufba), será responsável pela elaboração dos planos Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), Diretor do Distrito Aeroportuário (PDAP); criação da Agência Reguladora Municipal(Agervic) e modernização da Gestão Municipal, através dos termos de referência para os Planos Municipais de Saneamento Básico, Meio Ambiente e Mineração.

O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (16) pela Fundação Escola Politécnica da Bahia

O gestor municipal falou da alegria em ter uma fundação como a da Ufba, que tem 20 anos de experiência. “Vocês avalizam que estamos no caminho certo. Estamos trazendo técnicos de excelência, o que há de melhor para Conquista porque ela merece. Estou muito feliz com a presença da Politécnica da Ufba”, declarou.

Segundo Herzem, o município necessita desses planos com urgência: “Esses planos já são necessários no presente. A vinda dessas assessorias, a exemplo da equipe do arquiteto Jaime Lerner, não é gasto, é investimento”.

A equipe técnica, coordenada pelo professor Luiz Alberto Camargo, já começou o trabalho de pesquisa há seis meses e a previsão é de que o PDDU esteja pronto entre 12 e 20 meses. Segundo Camargo, o plano será construído por meio de um tripé: “Com esses planos, vamos dar um avanço muito grande na administração do Município. Isso tudo em um trabalho de gestão pública de participação técnica, política e social, pois vai envolver cada secretaria e a comunidade civil, através de grupos de trabalho”.

Compõem a equipe técnica presente na reunião: o consultor de Gestão Pública e Desenvolvimento Institucional, Milton Cedraz; o consultor de Economia e Gestão Pública, Raymundo José Garrido; Meio Ambiente, Heraldo Peixoto da Silva; Planejamento Urbano, Antônio Heliodório; Infraestrutura Urbana, Naiah Caroline de Souza e Rebeca de Jesus Santos; Mobilização Social, Joice de Jesus Moraes e apoio administrativo, Cristiane Baptista.

A próxima reunião já será realizada com todas as secretarias e uma equipe da Politécnica da Bahia estará trabalhando na própria Prefeitura para elaborar o PDDU.

*Também assistiram a apresentação o secretário de Infraestrutura, José Antônio Vieira, o diretor-presidente da Emurc, Marcelo Guerra, o médico Armênio Santos, entre outros.