Balões levantados no ar. Foi assim que os pacientes do Projeto DANTs (Doenças e Agravos Não Transmissíveis) simbolizaram as coisas boas da vida em uma dinâmica em comemoração ao Dia das Mães. Durante três dias, a data foi comemorada nas unidades de saúde em que o projeto já foi implementado.

Participante do Projeto DANTs, Irene Damaceno conta que conseguiu, além de perder peso, aumentar a autoestima: “Não só a autoestima por perder peso, mas por encontrar outras pessoas e dividir com elas problemas que a gente tem”, enfatizou.


O projeto da Vigilância Nutricional, realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo o acolhimento de pacientes com hipertensão arterial, diabetes e obesidade. A nutricionista Renata Lacerda conta que, em três anos de existência da Unidade Básica de Saúde, o projeto ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Nada melhor do que aproveitar o dia das mães para trazê-las aqui. Aqui, não somos só mãe do filho, mas também de outros do grupo. Nossa função é ajudar, fortalecer e incentivar, já que até pessoas com depressão melhoram e conseguem sair desse quadro”.