Parceria mantida entre Prefeitura Municipal e população garante a manutenção de uma cidade limpa e agradável

Uma cidade limpa e agradável é o desejo de todos os cidadãos e, por essa razão, é uma das prioridades do Governo Municipal. Para isso, a Prefeitura conta, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com um programa regular de coleta de lixo que atende, além dos bairros, distritos e povoados da zona rural. Como também, realiza constantemente as ações de mutirão de limpeza com a varrição, roçagem e retirada de entulho.

Outra ação do Governo Municipal que tem o intuito de manter a regularidade dessa limpeza é o aterro sanitário da cidade. Construído em 2009, o equipamento constitui um dos maiores e mais modernos aterros sanitários do país, cuja estrutura conta com todo suporte necessário para depósito, compactação e tratamento dos resíduos produzidos na cidade. O investimento aplicado foi de R$ 1,4 milhão. Diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo são encaminhadas ao local. Todos os resíduos são aterrados em área específica. O processo é desenvolvido de forma eficiente e segura.

Mas, para que a população possa desfrutar de um ambiente limpo e saudável, é importante também que cada cidadão cumpra seu papel, descartando o lixo de maneira correta, em locais adequados, respeitando os horários próximos aos da passagem dos caminhões coletores ou dos carroceiros.

Além dessas práticas, o cidadão que verificar alguma irregularidade no descarte de lixo ou entulho pode fazer denúncias por meio da Coordenação Municipal de Limpeza Pública. O telefone para contato é:  (77) 3420-7008.

Como acontece a coleta? – Os caminhões da empresa responsável pela coleta realizam o trabalho, em dias alternados, em diversos bairros da cidade.

No centro da cidade, a coleta é feita de segunda-feira a sábado. Nos espaços em que não há possibilidade do caminhão ter acesso, a Administração Municipal conta com a parceria dos carroceiros que recolhem os lixos nas residências e o leva até um local onde o caminhão compactador possa recolhê-lo.

De maneira semelhante, o procedimento é realizado na zona rural. Neste caso, o caminhão da Prefeitura percorre distritos e povoados de segunda a sábado.

Caso o cidadão esteja transitando pelas ruas da cidade e sinta necessidade de descartar lixo de menor porte, pode fazê-lo nas lixeiras instaladas pela Prefeitura em praças, ruas, avenidas das zonas leste e oeste e na área central.

Quais as consequências do descarte inadequado do lixo? – A prática do descarte inadequado do lixo pode provocar danosas consequências à saúde pública e ao meio ambiente, a exemplo da contaminação do solo e dos lençóis freáticos, e a proliferação de endemias. Além disso, os danos podem ser físicos: sujeira das ruas, poluição ambiental, obstrução do passeio público, poluição visual, alagamentos e inundações em períodos de chuva, entre outros.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
29/05
“A Voz do Muro” retrata escultor Cajaíba
Notícias
29/05
Projeto Rumos inicia atividades com nova turma
Notícias
29/05
“Hip Hop Minha Cultura” chega à Praça Mármore Neto
Desenvolvimento Social
29/05
Prefeitura realiza primeiro Ciclo de Formação Continuada do SUAS