A população deve procurar pelo serviço ao longo de todos os dias úteis do mês para evitar aglomerações no local.

A Central de Regulação de Procedimentos e Exames Especializados (CRPEE) também tem adotado medidas de prevenção para reduzir os riscos de transmissão do Coronavírus (COVID-19) nesse momento de pandemia mundial. Por isso, como forma de evitar aglomerações no serviço, reforça que a população deve procurar o serviço ao longo de todos os dias úteis do mês, de 7h às 11h e de 13h às 16h.

“A comunidade criou esse mito de que apenas no dia 20 consegue realizar a marcação de procedimentos e não é isso! Nós marcamos diariamente todos os procedimentos especializados e ambulatoriais de alta complexidade, como pacientes oncológicos, com Lúpus ou renal crônico”, explica Eneida Carla, coordenadora da Central de Regulação.

Em média, são feitas 1500 marcações diárias de exames e procedimentos no município. Somente no mês de fevereiro, foram 30.557 marcações solicitadas pela população.

Os exames de média e baixa complexidade devem ser marcados nas unidades de saúde. São 37 equipes de Saúde da Zona Urbana e 12 equipes de Unidades de Saúde da Família da Zona Rural, que possuem a sua própria central de marcação dentro do serviço, onde é feito o agendamento diário dos pacientes na própria unidade, como consultas médicas especializadas, exames de ultrassonografia, laboratoriais, exames para pacientes diabéticos, hipertensos, gestantes, dentre outros.

Com a facilitação do processo de marcação em todos os dias úteis do mês, a coordenadora da Central reforça mais uma vez: “Pedimos a compreensão da comunidade, mais do que nunca, por conta desse momento de surto do Coronavírus. Que a população venha no decorrer dos outros dias do mês para evitar expor uma grande quantidade de gente em um só local. Estaremos aqui o mês inteiro para atendê-los”.