Outubro Rosa: campanha estimula detecção precoce do câncer de mama

Se detectado no início, a chance de cura aumenta em 95%

Alertar o público feminino sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. É com esse objetivo que a Prefeitura de Vitória da Conquista realiza durante todo o mês de outubro a campanha “Outubro Rosa: Um toque de prevenção é essencial”, para estimular a detecção precoce do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), se identificado no início, a chance de cura pode aumentar em 95%. Ainda de acordo com o órgão, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, respondendo por 22% dos casos novos diagnosticados por ano, sendo mais comum entre as mulheres.

Mobilização permanente – Em Vitória da Conquista, as ações de prevenção são realizadas nas unidades de saúde, com a oferta de informações sobre a doença, realização do exame clínico das mamas e oferta de mamografias para mulheres com sintomas ou que estão com idade entre 50 e 69 anos.

Durante todo o mês de outubro, as equipes de saúde das unidades das zonas urbana e rural desenvolverão atividades de orientação e de estímulo aos hábitos saudáveis, mutirão de exame clínico das mamas e preventivo (Papanicolau).

“O Outubro Rosa não serve apenas para lembrar a mulher sobre a prevenção, mas também a importância do autocuidado – cuidar do seu corpo por dentro e por fora”, lembrou a mastologista Maria Lygia Guimarães.

Para finalizar as atividades do Outubro Rosa e iniciar as do Novembro Azul, a Prefeitura realiza no dia 30 de outubro, na Praça 9 de Novembro uma grande feira de saúde, com a oferta de diversos serviços de promoção e cuidado com a saúde.

Notícias Relacionadas

Educação
28/07
Escola Pedro Francisco de Morais realiza projeto de incentivo à leitura
Gabinete Civil
28/07
Governo Municipal participa da abertura da I Feira da Agricultura Familiar
Mobilidade Urbana
28/07
Trânsito na Av. Juracy Magalhães será modificado na manhã deste domingo, 30
Educação
28/07
Membros do Fórum Municipal de Educação tomam posse na próxima quinta-feira, 3