Órgãos de segurança de Conquista discutem comercialização de fogos de artifício

A Prefeitura de Vitória da Conquista, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar se reuniram na manhã desta quarta-feira, 08, com comerciantes de fogos de artifício na sede da Coordenação da Defesa Civil.  Entre os principais temas, o comércio varejista.

O procurador geral do Município, Murilo Mármore, deu as boas-vindas aos presentes, prestando uma homenagem às mulheres. Na ocasião, ele sugeriu que os micro empreendedores organizem uma associação e declarou: “Vamos procurar dar o máximo de organização a este comércio e damos a vocês a oportunidade de buscar orientação na procuradoria. A meta principal dessa gestão é servir as pessoas com acesso pleno, respeito e ordem.”

Representando o 7º Grupamento Bombeiro Militar, o Subtenente Cincinato José de Moraes Junior alertou sobre os riscos no alojamento dos fogos de artifício, mesmo os de classe A, e da necessidade da fiscalização. A autoridade militar também afirmou: “Parabenizo o Município pela iniciativa e assumo o compromisso de sentar com a Defesa Civil para traçar algumas medidas de segurança para esses locais de comercialização varejista a fim de que cheguemos no São João de forma segura”.

O encontro foi articulado pela Coordenação Municipal de Defesa Civil que buscar normatizar com antecedência essas vendas para evitar problemas futuros. “Saímos com três propostas daqui com o intuito de facilitar a vida dos pequenos comerciantes, deixar os órgãos de segurança em condições de fazer a prevenção e fiscalização e da Prefeitura fornecer o alvará para que eles possam desenvolver seu trabalho”, sintetizou o coordenador Ubaldino Figueiredo.

Para Zenita dos Santos, que comercializa fogos há mais de 10 anos, essa fiscalização é necessária: “Há pessoas vendendo em bares fogos perigosos para menores. Trabalhando com a fiscalização é melhor porque a gente trabalha tranquilo e temos consciência do perigo”.

O comerciante Gilberto Lima elogiou a gestão por antecipar essa discussão. “Essa reunião foi maravilhosa. Nós nunca tínhamos uma desse porte aqui em que todos os interesses dos órgãos públicos foi só de nos ajudar”, comentou o experiente vendedor que está no ramo há 20 anos.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
21/07
Prefeito municipal empossa novos conselheiros de Habitação Popular
Gabinete Civil
20/07
Governo Municipal e Polícia Rodoviária Federal estreitam parceria
Gabinete Civil
19/07
Prefeitura e Fundação Dom Cabral apresentam planejamento estratégico para Vitória da Conquista
Gabinete Civil
19/07
Prefeitura convoca agentes de trânsito aprovados em concurso