Operação São João: Prefeitura intensifica fiscalização dos pontos de vendas de fogueiras

Vitória da Conquista já está em clima de São João. E, como já é tradição nesse período, as famílias costumam acender fogueiras perto de casa. Com o objetivo de garantir a segurança da população durante esse período e coibir o desmatamento e a retirada ilegal de madeiras não apropriadas para essa finalidade, a Prefeitura de Vitória da Conquista – por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – está realizando a Operação São João.

Conforme o gerente municipal de Defesa e Fiscalização do Meio Ambiente, Matheus Rodrigues, explica as espécies mais apropriadas para fogueiras são o eucalipto e grevilha,  oriundos de florestas plantadas. Outro ponto importante apontado pelo gerente de Fiscalização é que os cidadãos observem se o ponto de venda é legalizado. “Em Vitória da Conquista, os pontos autorizados são os localizados no Bosque da Paquera e outro localizado na estrada que dá acesso ao município Barra do Choça”, informou Matheus.

A comercialização de fogueiras com madeira ilegal é um crime ambiental previsto na Lei Federal nº 9.605/98. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone: (77) 3422-8146.

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
10/11
Jabuticabeiras são plantadas na Olívia Flores
Meio Ambiente
01/11
Gramado do Lomantão estará recuperado antes do Campeonato Baiano
Meio Ambiente
01/11
Horto Florestal Vilma Dias se torna Área de Preservação Ambiental
Gabinete Civil
01/11
Prefeitura e Ministério Público Estadual assinam TAC para modernização da gestão ambiental