Operação Pipa: Defesa Civil se reúne com comunidade rural

sc2_4738-copy

Moradores do povoado de Boqueirão se reuniram para falar sobre o abastecimento de água da localidade

Devido à extensão do território do município de Vitória da Conquista e à escassez de chuvas, a água potável só chega a algumas comunidades distantes por meio de caminhões-pipa, única forma de abastecimento de muitas localidades. Uma delas é a de Boqueirão, na região do distrito de José Gonçalves, distante cerca de 40 km da zona urbana.

Na tarde desta terça, 17, a equipe da Defesa Civil foi até a comunidade, atendendo ao chamado dos moradores, que reivindicam o aumento da oferta de água. Atualmente, apenas um caminhão abastece as caixas d’água, sendo que a população aumentou consideravelmente nos últimos anos. Hoje já são cerca de 1100 moradores, número muito acima do último levantamento, que registrava algo em torno de 700.

Durante o encontro, o coordenador da Defesa Civil, Ubaldino Figueiredo, falou que a prefeitura reconhece a necessidade apresentada e que buscará solucionar isso enviando mais um caminhão para a localidade. “Somente um carro-pipa é pouco para a demanda atual nesta comunidade. O governo tem o maior interesse em atender a toda população, a todas as suas necessidades. É através da conversa e do diálogo que iremos buscar e alcançar as soluções para o bem de todos”, disse.

O coordenador também se colocou à disposição para levar ao prefeito Herzem Gusmão outras demandas da localidade. Os moradores solicitaram, por exemplo, a manutenção da estrada que liga o povoado ao distrito de José Gonçalves. Além disso, fizeram sugestões para melhorar o abastecimento e a distribuição de água. “Levaremos todas as sugestões e pedidos ao conhecimento do prefeito”, garantiu.

“Fiquei muito satisfeito com a reunião, temos que a cada dia trabalhar e nos unir em torno de nosso objetivo”, avaliou o presidente da associação de moradores, Jovelino Batista.

Operação Pipa – A Prefeitura de Vitória da Conquista e o Exército Nacional dispõem de 40 caminhões-pipa para o abastecimento de água na zona rural. Para melhorar esse abastecimento, no sábado, 28, a equipe da Defesa Civil irá se reunir com todos os “controladores” do município, grupo formado pelos moradores das localidades que colaboram com a distribuição e a Operação Pipa no próprio lugar onde moram. Mas, todo morador, pode e deve ser um fiscal, podendo entrar em contato com a Defesa Civil por meio do telefone 199 para fazer denúncias, reclamações e solicitar atendimento.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
28/04
Nota de pesar pelo falecimento de Jailson Nunes
Gabinete Civil
28/04
Alegria e emoção marcam a entrega da quadra poliesportiva no Vila América
Gabinete Civil
27/04
FNDE em Ação: em Vitória da Conquista, ministro da Educação anuncia R$ 110 milhões para prefeituras baianas
Gabinete Civil
26/04
Prefeitura convoca servidores para o trabalho nesta sexta-feira