Oficina Lambe-Lambe acontece no Estação Juventude

Um lugar para a juventude. Um espaço para atividades socioculturais. Um ambiente que permite a integração. Esse é o Estação Juventude, que durante esta semana reúne jovens em torno de um projeto de intervenção urbana. A “Oficina Lambe Lambe – Fotografia e Rua” foi contemplada pelo edital Calendário das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia e resultará numa mostra coletiva.

“Eu parto da ideia de que todos somos fotógrafos e temos uma relação íntima com a fotografia, afinal somos frutos da imagem”, afirma a responsável pelo projeto, Rayza Lélis. “A intenção é intervir no espaço urbano, é fazer com que todos possam intervir na cidade”, explica.

Com participação de 22 pessoas, a oficina, que acontece até sexta-feira, 27, reúne pessoas com idade entre 13 e 40 anos e de diferentes cidades da região, além de dois iranianos que estão em Vitória da Conquista há seis meses. A maioria dos participantes não tem experiência com a fotografia e alguns não são da área, mas todos estão dispostos a “alterar” lugares da cidade, mesmo que temporariamente.

“A ideia do Lambe Lambe é ser uma construção coletiva e livre, cada um vai apresentar sua ideia e vamos partir para a prática”, explica Rayza. O produto final será a realização de colagens, a partir de fotografias impressas, em diferentes pontos da cidade.

Estação Juventude – Entregue em junho de 2014, o Estação Juventude tem sido palco de diferentes expressões e manifestações culturais, como o CineJuv e o Sarau Jovem. “Escolhemos trazer a Oficina para o Estação Juventude porque esse espaço é incrível e é para ser ocupado pelos próprios jovens. Eu sou jovem, os participantes são jovens e estamos fazendo valer esse direito”, afirma a idealizadora do projeto.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
22/08
Governo reúne Fundação Dom Cabral, vereadores e empresários para apresentar planejamento estratégico
Educação
22/08
Alunos da Rede Municipal participam de projeto pioneiro sobre liderança de classe
Gabinete Civil
22/08
Escolhido o nome para o planetário de Vitória da Conquista
Desenvolvimento Social
22/08
Rede de Proteção à Mulher se reúne para o enfrentamento à violência