A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, promove Oficina de Contação de Histórias, de 28 a 31 de maio, na Biblioteca José de Sá Nunes. O projeto visa alcançar monitores de creches que atuam na rede municipal de ensino, estimulando a leitura e a aproximação da comunidade escolar com o espaço.

“A contação de histórias contribui com a formação do leitor e cria momentos em que a história seja vista pela pura beleza da literatura e pelo encantamento que cada texto tem, fazendo com que essa prática lúdica esteja presente no cotidiano infantil”, destaca a gerente da Biblioteca, Luciana Barreto.

Motivados à leitura, os alunos agregarão sensibilidade, olhar crítico e ampliação de mundo à sua formação humana. “Isso é de extrema importância, pois grandes mudanças para a melhoria da vida social e das nossas crianças acontecem por meio de pessoas sensibilizadas, atuantes e críticas, isso passa pelo prazer e o hábito de boas leituras”, afirma o secretário interino de Cultura, Adriano Gama.

Para participar da oficina, os monitores interessados podem entrar em contato pelo telefone 3422-8153.

Confira a programação:

28/5/19

  • Palestra: Por que contar histórias para crianças e quais histórias devo contar? – Margareth Cardoso (licenciada em Pedagogia e especialista em Gestão e Diversidade Étnico Cultural)
  • Grupo de discussão: As qualidades essenciais para um bom contador de histórias

29/5/19

  • Palestra: Qual a importância das histórias na primeira infância – Ângela Maria Martins (licenciada em Letras, especialista em Programação de Ensino e Alfabetização e mestre em História Política e Sociedade)
  • Grupo de discussão: Dicas para contar histórias para crianças (vídeo)

30/5/19

  • Palestra: Quais recursos utilizar na contação de histórias? – Gabriela Pereira (graduada em Teatro Vocacional)
  • Grupo de discussão: Como melhorar nossa prática de contação de história com uso de recursos audiovisuais?

31/5/19

  • Palestra: Resgatando sua história pessoal – Jeane Marie (Atriz, diretora de teatro e coaching)
  • Prática: Construção de micro bio em forma de livro

As atividades acontecem das 13h30 às 17h.