Na tarde da última sexta-feira (7), o Núcleo de Psicologia da Secretaria Municipal de Administração (Semad) realizou, no auditório do Centro Integrado da Criança e do Adolescente, um workshop voltado à prevenção do stress ocupacional para os agentes de trânsito municipais.

O Programa Acolher, desenvolvido pela coordenação de gestão de pessoas da Semad, fornece atendimento psicológico gratuito aos servidores municipais e oferece ainda atividades em grupo para cada categoria profissional.

De acordo com a psicóloga do Acolher, Leila Lopes, a procura pelo serviço do Acolher feita pelos agentes do Simtrans tem sido crescente. “Geralmente, os profissionais que trabalham com fiscalização e estão submetidos à certa pressão, estão mais suscetíveis a desenvolver doenças ligadas ao stress”, esclarece a psicóloga.

Para Leila, a administração tem prestado atendimento aos servidores e trabalhado temas específicos em grupos funcionais. “Esse workshop visa compreender a origem dos problemas coletivos, relacionados ao exercício da função do agente de trânsito, para buscar prevení-los”, afirma.

O agente de trânsito William Abreu ressalta que o acompanhamento psicológico era uma demanda antiga

O agente de trânsito, William Abreu, relata que o acompanhamento psicológico é uma demanda antiga dos agentes de trânsito e de fundamental importância para a realização do trabalho. “Esse workshop nos dá um respaldo importante para sabermos a forma de fazer as abordagens e também a lidar com o stress”, ressalta o agente.