Núcleo de Cidadania dos Adolescentes promove seminário sobre Declaração dos Direitos Humanos

DSC_4803

Dezenas de adolescentes que fazem parte do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA) em Vitória da Conquista participaram, na tarde desta segunda-feira, 7, do Seminário “Ser Adolescente”. A atividade, promovida no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente é uma das ações ligadas à aquisição do Selo Unicef Município Aprovado.

Na ocasião, a coordenadora municipal de Proteção Social Básica, Cinara Ferraz, que também é articuladora do Selo Unicef na cidade, destacou que as ações desenvolvidas em favor do público adolescente são fundamentais na garantia do protagonismo juvenil. “Queremos que os adolescentes ocupem os espaços da sociedade, cobrando os seus direitos”.

A coordenadora do NUCA, Sônia Helena Santos, que durante o seminário tratou da Declaração Universal dos Direitos Humanos, avaliou todas as atividades desenvolvidas em 2015 de modo positivo. “Trabalhamos com os valores e percebemos naqueles que participaram das atividades que eles veem o Nuca como algo que vão somar em suas vidas”.

Racismo, importância da educação formal, solidariedade e Estatuto da Criança e do Adolescente foram alguns dos temas tratados em diversos espaços, entre eles o Programa Estação da Juventude, o Centro Integrado da Criança e do Adolescente e o Programa Conquista Criança.

Os participantes aprovaram as atividades propostas pelo NUCA. Para a estudante Beatriz Araújo, 15 anos, educanda do Programa Conquista Criança, todo o programa fez com que ela entendesse melhor a sua experiência de vida e o seu lugar na sociedade. E Saniel Lima, 12 anos, do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Cras VI, completou: “tudo que aprendi aqui foi muito bacana. Aprendi a melhor conviver comigo mesmo e com os outros. Quero continuar fazendo parte desse grupo”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
15/12
Com apoio da Prefeitura, Conquista serve de locação para longa-metragem internacional
Gabinete Civil
15/12
Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Mobilidade Urbana
15/12
Prefeitura deve pavimentar a Siqueira Campos neste sábado, 16
Educação
15/12
Seminário apresenta trabalhos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino