Em cerimônia realizada no auditório do Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente, aconteceu no final da tarde de ontem, a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), gestão 2018-2020.

Representando o Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, e a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, a secretária de Comunicação, Luciane Macário, esclareceu que os ambos estavam ausentes em função de uma agenda na zona rural do município que estendeu ao final da tarde impossibilitando suas respectivas presenças. “Peço desculpas pela ausência do Prefeito e da Vice”. Ela enfatizou que faz parte do Comdica há dois anos. “Milito na causa das crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade. Causa que defendo com muito amor”. Reafirmou a preocupação do governo municipal com as crianças e adolescentes. “Cuidar das nossas crianças é cuidar do futuro. Estou aqui para reafirmar esse compromisso. Já senti pela presença e energia de cada um que vai ser executado com todo esmero e força. O que precisar não vamos medir esforços, como não estamos medindo até agora. Lá dentro do conselho nada é política. É tudo pela criança e adolescente”.

A presidente do Comdica, Edileide Santos Freitas, conhecida como Lêda Freitas, disse que “a nossa política é a da criança. Nas nossas reuniões, dentro daquele espaço não se faz reunião política partidária, ou qualquer outra, mas sim em defesa da criança e do adolescente”. Acrescentou que durante os dois anos de mandato como presidente foram vários os desafios, mas com avanços. “Hoje encerro o meu mandato enquanto presidente. Espero ter feito a minha missão, porque criança e adolescente para mim é missão, objetivo de vida, que os meus conhecimentos possam chegar para aqueles que não têm voz”.

A Defensora Pública da Infância e da Juventude, Dra Maria Fernanda Alves Borio, disse que está na luta pelos direitos da criança e do adolescente. “Somos parceiros. Peço a vocês que dialoguem comigo. Para o que precisarem me procurem. Somos parceiros”.

O Dr. Juiz de Direito Titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Vitória da Conquista, Juvino Henrique Souza Brito, aos que deixam a atividade agora e aos que entram, rogando que a função deles venha a ser facilitada e os resultados sejam ampliados. “Precisamos, principalmente no país, é de educação. Ela é a base principal. Estamos como parceiros nessa atividade que é levar benefícios para crianças e adolescentes”.

Comdica – O Comdica é um órgão deliberativo, que tem a função de formular a política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, acompanhar a execução das políticas públicas relacionadas a este público e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros nos programas e serviços governamentais e não governamentais.

Com formação paritária, o Comdica conta com 50% dos seus representantes governamentais e 50% não governamentais. São 24 cadeiras divididas em 12 para titulares e a outra metade para os suplentes. Os integrantes se reúnem quinzenalmente às quartas-feiras pela manhã, na sede do conselho que fica localizado no Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente.

Prefeitura e Comdica – O “Projeto Ampliando Horizontes – Promover avanços sociais através da Inclusão Digital” foi escrito pelo Comdica e conta com o apoio da empresa Telefônica. Hoje quem executa é a Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes). O projeto é de inclusão digital. São oito instituições contempladas: duas governamentais (Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente e Conquista Criança) e seis não governamentais (Apae, Lar santa Catarina de Sena, Creche Dinaelza Coqueiro, Famec, Pastoral Nossa Senhora das Graças e Pastoral Nossa Senhora de Fátima).

Agora está no processo de documentação, o Projeto para oferecer cursos profissionalizantes a adolescentes em vulnerabilidade social, com o apoio do Banco Santander. Deverão ser oferecidos cursos de mecânica para motos, panificação e mecânica de automóveis.

Veja aqui o decreto dos novos conselheiros:

http://www.pmvc.ba.gov.br/wp-content/uploads/Decreto-18.922-1.pdf