Novo aeroporto: 80% da obra está concluída

Comissão de acompanhamento se reuniu pela terceira vez para conhecer os resultados da 15ª medição

Após a conclusão da 15ª medição, atestou-se que 80% das obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista já estão concluídas. Tal constatação foi feita nessa quinta-feira, 10, pela comissão que acompanha de forma permanente o andamento dos trabalhos no canteiro de obras. Isso significa que, em menos de um mês, o serviço avançou 10%, já que, na última reunião, há cerca de um mês, o percentual era de 70%.

O alto índice geral foi alcançado graças ao bom andamento das obras em seus respectivos itens componentes. A pista para pousos e decolagens, por exemplo, está praticamente atingindo os 100% de conclusão. Resta apenas o balizamento noturno, cuja infraestrutura já foi construída. As pistas de contorno já atingiram 97%, e as de acesso ao pátio de estacionamento, 95%. O pátio propriamente dito, aliás, chegou a 100%. A Seção de Combate a Incêndios (SCI), por sua vez, está em 90%.

“Esse avanço registrado no andamento das obras é possível por conta de vontade política e de um planejamento responsável e comprometido com a celeridade necessária para que tenhamos um novo aeroporto operando em nossa cidade, dentro do menor espaço de tempo”, avaliou o prefeito Guilherme Menezes.

A obra – O novo aeroporto de Vitória da Conquista está em construção numa área de 6 milhões de metros quadrados. A primeira etapa das obras – esta mesma que atingiu os 80% de conclusão – prevê um pátio para aviões com mais de 193 metros de comprimento por 50 de largura. A pista para pousos e decolagens tem comprimento de 2.100 metros e largura de 45.

O equipamento será dotado com sistema de operação por instrumento IFR (Instrument Flight Rules), que permitirá ao piloto conduzir a aeronave guiando-se pelos instrumentos de bordo, sem ter de seguir referências visuais exteriores ao avião.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/08
Ministério Público e Judiciário asseguram: ação de preservação na Serra do Periperi é legal
Gabinete Civil
23/08
Governo assina TAC que retoma a operação da Zona Azul a partir de segunda, 28
Gabinete Civil
22/08
Prefeitura e Caixa realizam reunião para acompanhamento de contratos federais
Gabinete Civil
22/08
Governo reúne Fundação Dom Cabral, vereadores e empresários para apresentar planejamento estratégico