Foram 31 dias dedicados à campanha Novembro Azul. A Diretoria da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma verdadeira maratona de ações com o intuito de despertar a consciência dos homens sobre uma doença grave que, se for diagnosticada precocemente, tem grandes chances de cura: o câncer de próstata.

Durante mais de um mês, as Unidades de Saúde das zonas urbana e rural promoveram inúmeras atividades nos chamados “Dias D”, que foram realizados em datas diferentes, uma forma de dar mais eficácia e qualidade à realização da campanha. Além disso, a equipe da Atenção Básica também realizou palestras na Secretaria Municipal de Desenvolvimento social, na Embasa e participou da Caravana Siga Bem.

Quem participou das ações assistiu a palestras sobre diversos temas de saúde, recebeu serviços como teste rápido de sífilis, HIV, hepatites, vacinas, aferição de glicemia, pressão arterial, consultas médicas, atendimentos odontológicos, sorteio de brindes, atividades físicas e receberam lanches especiais.

De acordo com a apoiadora institucional da Atenção Básica, Érika Carvalho Teixeira, estima-se que, somente nos “Dias D”, foram atendidos cerca de 4.902 homens. Ela afirma ainda: “Foram realizadas antropometrias e feitas 542 coletas de PSA, exame que serve para diagnosticar alterações na próstata”. A Campanha foi encerrada na última segunda-feira, 03 de dezembro, com uma palestra ministrada pelo médico Dr. Danilo Ladeia para os detentos da nova unidade prisional de Vitória da Conquista.

 

Com o encerramento da Campanha, a sensação é de mais uma missão cumprida. A diretoria da Atenção Básica, Juliede Rosa da Silva, faz um agradecimento a todos que tornaram isso possível: “O meu sentimento é de gratidão. Agradecer aos homens que atenderam o nosso convite e participaram ativamente das atividades programadas. Agradecer aos profissionais de todas as unidades que fizeram uma programação especial, organizando tudo com muito carinho, capricho e criatividade, garantindo o sucesso do Novembro Azul”.