Novembro azul foi tema de palestra no Bolsa Família

A sala de espera do Programa Bolsa Família recebeu nesta quinta-feira (22) a equipe da Secretaria de Saúde para falar sobre a campanha do Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata.

Durante o evento, o coordenador médico da Atenção Básica, Danilo Ladeia, falou sobre a importância da prevenção ao câncer e sobre as principais causas de morte masculina, sendo as causas externas (violência, acidente de trânsito), a primeira; problemas cardíacos, a segunda; e o câncer de proposta, a terceira causa.

“Para prevenir as doenças, o homem deve manter hábitos saudáveis como fazer exercício, ter uma boa alimentação, não fumar e procurar um médico a partir dos 30 anos para avaliação clínica e a partir dos 40 anos é importante procurar um urologista para verificação da próstata e assim se manter saudável”, informou Danilo.

Após a palestra o educador físico do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Antônio Barbosa, apresentou alguns exercícios que podem ser feitos até mesmo sentados, em casa e no trabalho, que ajudam a prevenir várias doenças.

Atividade física é uma das melhores formas de prevenir doenças

Para Yure Jesus Sousa (34), a palestra foi muito importante para ele acabar com o preconceito. “Depois desta fala do doutor, vou me cuidar e quando chegar a idade vou fazer sem medo o exame de próstata, porque eu tenho família e quero cuidar dela por muito tempo ainda”, destacou Yure.

Yure aprovou a iniciativa

Ao final do evento, a psicóloga do Acessuas Trabalho, Roberta Dias Alves, informou a todos sobre ação na sala de espera que será mensal e debaterá temas diferentes relacionados ao bem estar da população.