O Novembro Azul é conhecido mundialmente como mês de combate ao câncer de próstata, iniciativa que segue durante todo o mês realizando a conscientização masculina, além de levar informações sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção. Nesta sexta feira (23), foi realizada uma ação no Ambulatório de Saúde Mental como parte das atividades da campanha.

Quem esteve presente, pôde acompanhar uma palestra ministrada pelo médico Ivan Gilson S. Moura, que falou aos homens presentes sobre o câncer de próstata, explicando os detalhes sobre a doença, quais os seus sintomas, a incidência, os tipos de exames e tratamentos que podem ser feitos. Em seguida, foram oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
Segundo a enfermeira do serviço, Lorena de Oliveira Santos, o momento também serviu para despertar a conscientização do homem sobre a própria saúde englobando, além do câncer de próstata, outras doenças que mais acometem o sexo masculino. “A equipe aproveitou a ação para alertar os homens sobre a importância de cuidar da própria saúde sob outros aspectos, já que população masculina costuma procurar menos os serviços de saúde”, explicou.

A atividade ocorreu durante todo dia. “Participar de ações que promovam a prevenção contra doenças é um dos focos da administração do Governo Municipal”, comentou Lorena. “Bem informada, a população cuida melhor da própria saúde, tendo assim, mais qualidade de vida além de ajudar a desafogar os serviços”, completou .