Nova etapa do projeto DANTS tem início

Iniciativa espera promover mudanças no estilo de vida de cem pessoas

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, neste mês, as atividades da segunda etapa do projeto de Prevenção a Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), sob a responsabilidade da Vigilância Nutricional. Nesta etapa, serão atendidos usuários da Policlínica de Atenção Básica Ademário Silva, Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio (CSU) e Unidade de Saúde da Família José Gomes Novaes (Vila Serrana).

Serão duas turmas com 50 pessoas cada, participando desse projeto que visa mudar o estilo de vida dos portadores de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, que pertencem à área de abrangência da unidade de saúde. “O projeto tem duração de um ano e os usuários serão acompanhados por nutricionista e educador físico, além das equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf)”, informou a coordenadora de Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge.

Nesta segunda fase, as atividades ocorrerão nas academias da Saúde dos bairros Brasil e Vila Serrana. “Para participar, a pessoa tem que ter, pelo menos, dois dos três agravos (hipertensão, diabetes e obesidade). O participante deve fazer parte das atividades promovidas pelos nutricionistas e pelo educador físico”, explicou o educador físico do projeto, João Jerônimo Flores.

Durante a triagem na Academia da Saúde do bairro Brasil, os pretendentes foram avaliados, por meio da aferição da pressão arterial, do índice de glicemia e do teste biométrico. “Estou aqui para controlar minha pressão, perder peso e ter uma boa saúde”, comentou Lúcia Carvalho, 62, moradora do bairro Brasil. Ela é hipertensa, está acima do peso e tem taxa de colesterol alto.

“Eu já estou praticando atividade física – faço caminhada todo dia. Agora, com o projeto, serei melhor orientado”, destacou Sinvaldo Lima de Queiroz, 56. Ele tem diabetes e é hipertenso.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/09
Governo Municipal terá novo secretário de Serviços Públicos
Educação
22/09
Escola Municipal celebra Dia de Luta da Pessoa com Deficiência
Desenvolvimento Social
22/09
Cras do Nova Cidade oferece oficina de artesanato
Educação
22/09
Central de Interpretação de Libras antecipa celebração do Dia do Surdo