No Dia Municipal da Cultura, Governo reforça compromisso com a memória de Glauber

Hoje, 14 de março, dia em que Glauber Rocha completaria mais um ano de vida é também o Dia Municipal da Cultura. Reconhecendo a importância do nome do cineasta para a história do cinema, a nova administração municipal de Vitória da Conquista se reuniu com familiares de Glauber ainda nos primeiros dias de Governo. A pauta foi a preservação da memória do conquistense que revolucionou o modo de fazer cinema no Brasil.

A secretária municipal de Cultura, Tina Rocha, reafirma o compromisso do Governo com a memória do artista conquistense e com a história da cidade. “Conquista é terra de Glauber, terra de Elomar e de tantos outros grandes artistas e a secretaria de Cultura está focada em valorizar os artistas da terra, sua memória e fomentar a cultura promovendo espaço para todos”.

Já está em curso, por exemplo, o processo para aquisição do casarão da rua Dois de Julho, onde Glauber nasceu, e do acervo que se encontra no Rio de Janeiro. “O projeto é amplo e ambicioso, como merece a obra de Glauber, e envolverá não apenas preservação de memória e acervo, mas pesquisa, ensino, produção e exibição. Nossa ideia é integrar o museu, o cine Madrigal e a TV cidadania em uma fundação, que também manterá uma escola livre de audiovisual. Estamos em início de projeto, e buscando parceiros locais, nacionais e internacionais para isso”, explica o secretário municipal de Comunicação, André Ferraro.

Semana Glauber – Hoje, às 19 horas, o governo municipal participa da mesa temática “Cultura, cinema e memória de Glauber Rocha em Vitória da Conquista”, na programação da Semana Glauber. O evento é realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb em parceria com o apoio da Prefeitura. Confira a programação completa do evento aqui.

Ainda em comemoração à data, a Prefeitura apoia a realização do Sarau de Lona Rasgada, que acontece no próximo dia 18, a partir das 17 horas, na Praça Guadalajara (Escola Normal), com a declamação de poesias e apresentações musicais.

Políticas culturais – Vitória da Conquista é celeiro de muitos artistas e de grandes talentos. Por isso, a Secretaria Municipal de Cultura anunciou a realização do Censo Cultural para esse mês de março. O objetivo é reunir em um mesmo lugar dados e informações sobre os artistas locais, de diversas vertentes e linguagens artísticas. “Esse censo tem uma característica interessante, pois ele vai contemplar artistas profissionais e amadores”, complementa a secretária de Cultura.

Além disso, o Governo Municipal criou o projeto “Adote um bem cultural”, estimulando parcerias para a manutenção de espaços culturais da cidade. Com ações como essas, a Prefeitura de Vitória da Conquista está desenvolvendo políticas públicas de cultura comprometidas com os artistas locais e com a história da cidade.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/03
Vitória da Conquista recebe Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Curso para Árbitros certifica mais de 60 profissionais
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Festival Internacional de Artistas de Rua chega nesta quinta, 23, em Conquista
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/03
I Sarau da Secult reúne artistas e agrada público