Natal da Cidade: Milton Nascimento canta seus sucessos na noite do dia 21

Em suas últimas apresentações, o artista tem revisitado algumas das principais canções em 50 anos de trajetória

Pode-se afirmar, com segurança, que as canções de Milton Nascimento já foram regravadas por praticamente todas as principais vozes da música popular brasileira. Desde que conquistou o segundo lugar no Festival Internacional da Canção, em 1967, com “Travessia”, a obra do popular “Bituca” foi cantada por Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e, principalmente, Elis Regina. No exterior, o compositor compôs, cantou e gravou com artistas do porte de Wayne Shorter, Sarah Vaughan e Milles Davis.

Há décadas, Milton é prestigiado também fora do Brasil. Já recebeu cinco prêmios Grammy, tendo se apresentado nas Américas do Sul e do Norte, além da Europa, África e Ásia. Sua obra é reconhecida por suas características “universais”. Possui influências da bossa nova, do jazz e do rock, além de elementos da música hispano-americana. Aí, incluem-se artistas dedicados à canção popular latina, como a argentina Mercedes Sosa, os chilenos Victor Jara e Violeta Parra, e os cubanos Pablo Milanés e Silvio Rodríguez. Milton leva, ainda, influências dos cantos folclóricos de Minas Gerais e de outros estados.

‘Resgate’ – Em suas últimas apresentações, o compositor tem se dedicado a um resgate de algumas das principais canções que o tornaram a figura que hoje recebe homenagens dentro e fora do país. Afinal, são cinco décadas de trajetória. Não há como resumir tudo isso num único show. Mas o público, certamente, espera ouvir “Canção da América”, “Coração de estudante”, “Maria, Maria”, e ainda os sucessos do Clube da Esquina, como “Nada será como antes” e “Trem azul”. Há ainda as composições mais recentes, a exemplo de “Encontros e despedidas”.

Como se tudo isso não bastasse, ele próprio, Milton, é dono de uma das vozes mais elogiadas da MPB. E essa voz poderá ser ouvida em Vitória da Conquista, de forma gratuita, por quem quiser comparecer à Praça Barão do Rio Branco para acompanhar a 17ª edição do Natal da Cidade. Milton se apresenta no dia 21, logo após o espetáculo que reunirá no mesmo palco o compositor, instrumentista e arranjador Wagner Tiso – parceiro musical dele desde os anos 60 – e o guitarrista e violonista Victor Biglione, conhecido e respeitado internacionalmente.

Serviço
Show: Milton Nascimento

Local: Praça Barão do Rio Branco, Centro
Data: 21 de dezembro de 2013
Horário: 21h30

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/03
Jardim Valéria vence final do Interbairros 2017
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/03
Vitória da Conquista recebe Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Curso para Árbitros certifica mais de 60 profissionais
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/03
Festival Internacional de Artistas de Rua chega nesta quinta, 23, em Conquista