Natal da Cidade: Duo Siqueira Lima retorna a Vitória da Conquista e encanta o público com show instrumental

O sucesso de sua apresentação no I Festival Internacional de Violão, há menos de um mês, levou a dupla de violonistas a repetir a dose no Natal da Cidade

Menos de um mês após terem se apresentado em Vitória da Conquista, durante a primeira edição do Festival Internacional de Violão, a uruguaia Cecília Siqueira e o mineiro Fernando de Lima, violonistas componentes do Duo Siqueira Lima, tocaram novamente para o público conquistense. Como ocorreu na primeira oportunidade, o espetáculo foi possível graças a uma iniciativa cultural promovida pela Prefeitura.

Desta vez, o compromisso foi um show instrumental na noite de quarta-feira, 18, no palco da Praça Barão do Rio Branco. Entre as atrações convidadas, o Duo Siqueira Lima foi a primeira a se apresentar na 17ª edição do Natal da Cidade.

O repertório, calcado nos três discos lançados pela dupla em dez anos de trajetória musical, incluiu clássicos de compositores brasileiros como Sivuca, Ary Barroso, Dominguinhos e Hermeto Paschoal, além de canções oriundas de outros países da América Latina – como o Uruguai, país natal de Cecília. “É uma emoção muito grande voltar a Vitória da Conquista e reencontrar o público, que foi tão carinhoso com a gente na apresentação anterior”, disse a violonista.

Durante a entrevista que precedeu o show do Duo Siqueira Lima, Fernando afirmou ser “uma honra” participar de uma iniciativa “tão tradicional” como o Natal da Cidade. “A Bahia tem muito a ganhar com esse evento, que já está há 17 anos trazendo músicos tão diversificados, de vários estilos”, observou o músico.

De fato, a diversidade de estilos musicais tem sido uma característica do evento ao longo de sua história, como avaliou o prefeito Guilherme Menezes na noite de quarta-feira. “Foi um zelo que o Governo Municipal teve desde o primeiro Natal da Cidade: só trazer realmente quem pudesse ser referência para a juventude e que estivesse ao gosto da exigência do povo de Vitória da Conquista”, afirmou Guilherme. “O povo gosta do que é bom. E é preciso que seja apresentado a ele o que há de melhor”.

Formação de público – A heterogeneidade da programação musical do evento, citada pelo prefeito, também é notada pelo público. O músico Daniel Oliveira, por exemplo, acompanhou atentamente a apresentação do Duo Siqueira Lima. “Acho bacana pelo fato de formar público. Geralmente, não é em todo local que você vai ouvir uma música como essa”, comentou Daniel, que dá aulas de violão no Conservatório Municipal de Vitória da Conquista, além de coordenar o projeto musical Hendrix Armorial.

Segundo ele, a presença de artistas nacionais de qualidade reconhecida, característica primordial do Natal da Cidade, também pode ser um potencial chamariz de público para os artistas locais que também se apresentam no evento. “Isso cada vez mais vai nutrindo o conhecimento das pessoas, que talvez tenham vindo para ver o Erasmo, mas também podem ver alguém daqui da cidade”, avaliou.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
16/08
Livro “Ex-voto do México” será lançado no Memorial Régis Pacheco
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
13/08
Vitória da Conquista sedia 1ª Corrida em Prol da Criança com Câncer
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
11/08
TV Cidadania e Museu Glauber Rocha são temas de reunião no Conselho de Cultura
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
08/08
Prefeitura e entidades municipais envolvidas com esporte discutem segurança no futebol