Natal da Cidade: corais e ternos de reis iniciaram a noite de domingo, 16

“O Natal da Cidade está ajudando muito os ternos de reis, pois muita gente está conhecendo o reisado através dessa iniciativa”, disse um dos mestres reiseiros

Um dos vários pontos fortes do Natal da Cidade, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, é a valorização das tradições natalinas regionais. Essa característica torna-se evidente com a presença dos ternos de reis e dos corais.

A cada dia da programação, essas duas modalidades culturais são sempre as primeiras a serem vistas pelo público. Na segunda noite do evento, realizada no último domingo, 16, foi a vez de mais cinco corais e dois ternos de reis se apresentarem no Memorial Régis Pacheco, em frente à iluminada Praça Tancredo Neves.

A noite do local teve como protagonistas dois corais infantojuvenis: um vinculado ao Projeto Bom Samaritano e outro ao Conservatório Municipal de Música. Apresentaram-se também os corais Viver com Saúde, do Programa Terceira Idade da Unimed; o Voz e Vida, do Programa da Terceira Idade da Prefeitura Municipal, e o Canta Conquista. Os três foram regidos por Gisele Porto.

Da parte dos ternos de reis, a primeira apresentação foi a do terno Três Reis Magos, formado por moradores do povoado de Rancho Alegre, tendo como responsável Vivaldo Barbosa Sena. A segunda foi a do Santos Reis, da localidade de Volta Grande, cujo mestre reiseiro é Valdeci Xavier.

Preservação – O mestre responsável pelo primeiro grupo, Vivaldo Barbosa, explicou que seu terno está na ativa há vinte anos, e continua firme principalmente por conta da opção da Prefeitura por garantir a preservação de tais manifestações culturais. “Para nós é muito importante”, disse ele, após apresentar-se com os colegas no Memorial e na Praça Barão do Rio Branco. “O Natal da Cidade está ajudando muito os ternos de reis, pois muita gente está conhecendo o reisado através dessa iniciativa”.

Fotos: SecomPMVC/Arthur Garcia

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/06
Arraiá da Conquista movimenta festa junina em Veredinha e mais 10 distritos
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/06
Governo, atrações e público ressaltam valorização dos artistas locais e preservação do autêntico Arraiá da Conquista
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/06
Tradição e simplicidade: uma noite de São João no distrito de José Gonçalves
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/06
Arraiá da Conquista reforça tradição junina no distrito de José Gonçalves