Natal 2017: praças Tancredo Neves e Mármore Neto recebem decoração e iluminação especial

Até a sexta-feira, 8, a Praça Tancredo Neves estará completamente iluminada e pronta para o Natal

Outra novidade é a iluminação do Cristo de Mário Cravo, que já pode ser vista de vários pontos da cidade

Uma notícia para os conquistenses – nascidos ou não na cidade – e visitantes que vão passar os festejos de Natal em Vitória da Conquista: nesta semana, a Praça Tancredo Neves estará completamente iluminada, de acordo com o clima natalino. Até a próxima sexta-feira, 8, já deverão estar concluídas a decoração e a iluminação, providenciadas pela Prefeitura, por meio da contratação, pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), de uma empresa especializada em iluminação cênica, a Lumibrasil.

No Natal de 2017, as luzes coloridas não vão se limitar à Tancredo Neves, como adianta a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha. “A grande novidade é que nós vamos fazer também a decoração e iluminação completa na Praça Mármore Neto”, diz Tina, referindo-se à praça situada no bairro Brasil.

Outra novidade, que já pode ser vista pela população de vários pontos da cidade, é a iluminação natalina instalada no Cristo de Mário Cravo. “É uma vontade muito grande de todo mundo ver o Cristo iluminado, porque, afinal de contas, ele pode ser visto a 50 ou 60 quilômetros daqui, e é uma grande marca para Vitória da Conquista”, observa a secretária.

Através de números quantitativos, é possível adiantar informações sobre as dimensões da estrutura que será montada nas duas praças. As peças incluem duas árvores de Natal, cada uma com 7 metros de altura, um sino com 1,5 metro e bolas do mesmo tamanho, além de caixas de presente que variam entre 50 centímetros e 2 metros de altura.

Há ainda estrelas com 2 metros e outras árvores menores, cada uma com 3 metros, que serão divididas entre a Tancredo Neves e a Mármore Neto. Arcos também serão afixados nas entradas das duas estruturas de iluminação.

Um corredor terá um “céu de estrelas” com luzes de LED. Também existe a ideia de projetar um foco de luz na parte superior das palmeiras, para que as pessoas possam ver de longe a iluminação natalina.

Estima-se que mais de 3 milhões de pontos de luz darão brilho à Tancredo Neves; haverá cuidados especiais para proteger o jardim

‘Vai ficar bonito’ – “A gente estima uma média de 3 milhões de pontos de luz. Como extensão linear, ele chega a quase 10 mil metros”, informa Alexandre Landim, diretor operacional da Lumibrasil. Landim ressalta que, na montagem do corredor, haverá cuidados especiais para “não prejudicar em nada o jardim”.

Alexandre e seu irmão, Márcio Landim, são os responsáveis pele concepção artística da iluminação natalina. Com mais de 25 anos de experiência nessa área, eles se definem como “artistas que transformam luz em arte”. A Lumibrasil atua no ramo há mais de uma década, e já realizou projetos nas cidades de Salvador e Aracaju. Este ano, atua em Vitória da Conquista pela primeira vez. “Estamos empenhados para que nesta semana ainda, no mais tardar até sexta-feira, tudo seja entregue. E que a gente acenda as luzes para o público vir contemplar. Vai ficar muito bonito”, assegura Alexandre Landim.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
15/12
Com apoio da Prefeitura, Conquista serve de locação para longa-metragem internacional
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
13/12
Natal Conquista de Luz: Prefeitura divulga ordem de apresentação dos artistas
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
12/12
Finais do Campeonato de Futebol da Zona Rural acontecem neste domingo, 17
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
12/12
Luzes natalinas serão acesas na noite desta terça, 12, na Tancredo Neves