O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Vitória da Conquista está comemorando 10 anos. Para celebrar a data, foi realizado na última terça-feira (04), um evento comemorativo no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE). Durante todo o dia, os participantes puderam conhecer melhor a história do Núcleo e as atividades que desenvolve.

A programação teve início com a palestra “Histórico, Política e Diretrizes do NASF”, ministrada pelo fisioterapeuta do serviço, Marcos Vinicius Bezerra. Em seguida, o farmacêutico Rodrigo Damascena discorreu sobre o tema “Apoio Matricial”. Ainda na parte da manhã, aconteceu a mesa redonda intitulada “Múltiplos olhares sobre o NASF”, que teve a fisioterapeuta Erica Tremura como mediadora e contou com a participação de vários profissionais que atuam junto ao NASF no município.

Na parte vespertina do evento, o público apreciou a apresentação do Grupo de Dança Academia da Saúde, cujos integrantes são usuários do serviço. Houve, ainda, a apresentação da atividade coletiva “Ações Exitosas” e do “Relato de Experiência – Matriciamento, Estudo de caso, PTS, Articulação Intersetorial” que contou com convidados dos diversos serviços de saúde da rede municipal.

O fisioterapeuta Robson Oliveira Costa Júnior está no NASF desde a sua implementação. Ele faz parte da primeira formação do núcleo, estando presente desde o começo nesses dez anos de história. Robson comemora todas as conquistas que presenciou: “Dez anos de estrada, muita luta, muita transformação na área de saúde do município”. Sobre o papel do NASF, ele afirma que um deles é fazer o paciente ser tratado como um indivíduo e não como a doença, valorizando, assim, a pessoa: “Estar aqui celebrando esses dez anos, com a presença dos trabalhadores, do secretário de saúde, é estar valorizando o cuidado com a pessoa, com a saúde e não só tendo a doença como foco. É uma forma também de valorizar o indivíduo”.

A psicóloga Lorena Juliano, que também trabalha no NASF, afirmou que esta celebração dos dez anos é a comemoração de uma construção ímpar de práticas de saúde em Vitória da Conquista. “É a ampliação do cuidado na atenção básica e de ações intersetoriais que vão cumprir com o objetivo de aumentar a resolutividade dos casos”, afirmou. “O NASF amplia o escopo das ações de saúde e das práticas de cuidado, apoia as equipes de saúde da família e, agora, isso será ampliado para as Unidades Básicas de Saúde e a realização de ações intersetoriais e parcerias com universidades”, completou.

Quem também esteve presente ao evento foi o secretário municipal de Saúde, José Raimundo Costa Fernandes, que também prestou homenagem aos dez anos do NASF: “Pra nós o NASF é muito importante. É um núcleo de profissionais com uma equipe muito ativa, treinada, capacitada, cuidadosos com a saúde da família. É um apoio matricial que a gente considera de grande relevância para a Atenção Básica, estando sempre procurando a qualificação e o profissionalismo”.