O primeiro Mutirão Bairro Legal do ano de 2019 acontece em três populosos bairros da Zona Oeste de Vitória da Conquista. Nessa edição, os bairros Urbis IV, Urbis V e Loteamento Bateias 2 são os beneficiados com o programa que tem levado ações de limpeza, infraestrutura e saúde a várias localidades.

Quatro Secretarias, além do Gabinete Civil, têm realizado intervenções pontuais no local, como: aplicação de asfalto e meio fio com pintura das faixas de pedestres, feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob); serviços de jardinagem, poda, paisagismo e ações de proteção ambiental na área, pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma); distribuição de repelentes, orientação domiciliar e ações de combate a dengue, oferecidos pela Secretaria de Saúde (SMS) e ainda serviços de iluminação, limpeza e Operação Cata Bagulho, executados pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).

Fabiana Araújo Santos é vendedora de acarajé e moradora do Bairro Urbis V. Ela revela que as ações da prefeitura tem mudado o aspecto do bairro e melhorado seu ambiente de trabalho. “Antes, esse espaço (da feira) era cheio de buracos, com muita poeira. Depois que passaram o asfalto está tudo ótimo”, comentou.

Para o Coordenador do Comitê gestor do Prefeitura Móvel, Wal Cordeiro, o Mutirão tem ocasionado elogios por parte dos moradores dos bairros atendidos. “Iniciamos o mutirão na segunda-feira (11), com previsão de trabalhar até a próxima semana, onde acontecerá o Prefeitura Móvel no Centro Educacional Professor Paulo Freire (Caic), que disponibilizará diversos serviços e contará também com a presença do Prefeito”, declara o coordenador.

Em consequência de um forte temporal ocorrido no mês de fevereiro, a 10ª edição do Prefeitura Móvel que seria, a princípio, realizada no dia 22/02, foi novamente remanejada para o dia 22 de março, para que sejam concretizadas todas as ações do Mutirão.