Município e Estado buscam alternativas para abastecimento de água na zona rural

Na tarde dessa quinta-feira, 22, membros da Prefeitura Municipal se reuniram com representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) para tratar da distribuição de água potável na zona rural. Dentre os assuntos, mereceu destaque a distribuição realizada por meio da Operação Pipa, executada pelo Exército Brasileiro. A água distribuída na zona rural é adquirida pela Prefeitura junto à Embasa – cumprindo a exigência do Exército.

Segundo o gerente local da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Álvaro Aguiar, a proposta é descentralizar o fornecimento de água, desafogando o sistema de abastecimento da cidade e facilitando o abastecimento da zona rural. “A Prefeitura estará disponibilizando poços tubulares e vamos dar apoio na análise e tratamento dessa água que será de primeira qualidade. Toda a população ganhará no fim”, falou o gerente local.

“É um momento que temos que unir forças mesmo para atravessar essa situação de estiagem e a população está certa em querer água tratada”, declarou o prefeito Guilherme Menezes. Atualmente, são 40 carros prestando esse serviço para a população de 240 comunidades rurais.

A Cerb atua na Zona Rural do município realizando sistemas simplificados de água e implantação de dessalinizadores. “Com essa estiagem, é sempre bom estarmos planejando de que forma vamos manter e até mesmo ampliar este abastecimento e, na medida do possível, temos feito bastante obras e contemplado a população com água de qualidade”, disse o chefe do Núcleo Regional da Cerb, Walter Luiz Barros.

Participaram da reunião, o chefe do Gabinete Civil e o secretário de Agricultura, Odir Freire, o coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Fróes, e o engenheiro da Embasa, Mauro Valença.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
19/09
Segunda edição do Prefeitura Móvel acontece no bairro Bruno Bacelar
Gabinete Civil
17/09
Profissionais da gestão esportiva participam de curso de qualificação
Gabinete Civil
12/09
Herzem participa de homenagem a José Pedral Sampaio
Gabinete Civil
12/09
Prefeitura empossa novos servidores