Mulheres de Veredinha participam da caminhada do Outubro Rosa

Informar as mulheres sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Foi o objetivo da caminhada do Outubro Rosa promovida pela Equipe de Saúde da Família de Veredinha, nessa segunda, 19. A atividade faz parte da programação da campanha municipal que tem como tema “Um toque de prevenção é essencial”, que durante todo mês de outubro está promovendo ações nos serviços de saúde do município.

A caminhada percorreu as ruas do distrito de Veredinha alertando a todos sobre a importância das mulheres dedicarem um pouco de tempo para cuidarem da saúde. Para Anestela Vieira de Morais, 38, moradora da localidade, é muito importante as mulheres terem um dia dedicado a elas, “porque muitas não sabem fazer o autoexame, não dão importância. Por vezes, vemos casos nos quais quando as mulheres descobrem o câncer já é tarde, perdem as mamas e muitas morrem”, ressaltou Anestela.

Além da caminhada, a equipe de saúde programou um lanche com frutas, para estimular a alimentação saudável, o exame clínico das mamas e uma palestra sobre o câncer de mama. “Sabemos que este é o câncer que mais mata mulheres, então, estamos procurando orientar a detecção precoce com o autoexame e o exame clínico das mamas. Também orientamos as mulheres com mais de 50 anos a fazerem a mamografia a cada dois anos, pois se detectado precocemente o câncer de mama tem cura”, informou a médica Magaly Perez Lopez.

Fiquem atentos à programação do Outubro Rosa de sua unidade de saúde! As atividades seguem até o dia 29. No dia 28, acontece a Feira de Saúde promovida pela Prefeitura, que terá atividades abordando os cânceres de mama e de proposta, iniciando as atividades do Novembro Azul.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
27/04
Governo Municipal estuda novos projetos na área de assistência social
Notícias
27/04
Trabalhadores da Saúde dos presídios recebem capacitação sobre Hanseníase e Tuberculose
Gabinete Civil
27/04
FNDE em Ação: em Vitória da Conquista, ministro da Educação anuncia R$ 110 milhões para prefeituras baianas
Notícias
27/04
Inauguração oficial da UNACON é adiada