Mostra Paralela integra a programação da Mostra Cinema Conquista

A 11ª edição da Mostra Cinema Conquista contará com uma novidade: a Mostra Paralela. Trata-se de uma parceria com o Centro de Cultura Fedele Sarno e a Prefeitura Municipal de Poções para a exibição do projeto A Linguagem do Cinema, do cineasta Geraldo Sarno, que mostrará o trabalho do cineasta Eryk Rocha.  A sessão acontece na presença de ambos, no dia 9 de outubro (sexta), no Centro de Cultura Fedele Sarno, às 19 horas.

O coordenador da Mostra Cinema Conquista, Esmon Primo, comenta sobre a programação, que acontece pela primeira vez como parte do evento: “Poções está tendo, recentemente, uma aproximação muito grande com Geraldo Sarno, pois os projetos dele incluem o sertão, além disso, ele é filho da terra. Com a criação da Associação Fedele Sarno, a Mostra pôde este ano fazer uma extensão da programação com a ideia da Mostra Paralela, que, inclusive, foi sugestão do próprio Geraldo. E como Eryk Rocha também estará presente no evento, trazendo seu aclamado documentário Campo de Jogo, Geraldo vai exibir um trabalho que ele fez sobre a produção de cinema de alguns autores. Então, será a reunião de dois nomes importantes do país, num momento especial na cidade de Poções no último dia da Mostra.”

Além de Geraldo Sarno ter realizado um trabalho sobre a produção cinematográfica de Eryk Rocha e apontar que o filho de Glauber é um dos maiores cineastas do país hoje, em 2007, Eryk também gravou um episódio de 30 minutos para a série Retratos Brasileiros, do Canal Brasil, intitulado “Eu carrego um cinema dentro de mim”, sobre a trajetória de Geraldo Sarno. Ambos já estiveram juntos em festivais de cinema, em mesas de discussão e debates, e, agora, a Mostra Cinema Conquista proporciona mais um encontro entre esses dois grandes nomes do cinema brasileiro.

A Mostra Cinema Conquista – Ano 11 é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Curso de Cinema e Audiovisual e o Programa Janela Indiscreta. Tem como correalizadora a Casa da Cultura de Vitória da Conquista e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Mostra Cinema Conquista

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
19/09
Campeonato Feminino de Futebol da Zona Rural chega às quartas de final
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
19/09
11ª Primavera dos Museus está aberta ao público até sexta-feira, 22
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
17/09
‘É Primavera’: projeto chega à Praça Mármore Neto
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
15/09
Com apoio da Prefeitura, a Caravana da Música traz Maglore e Achiles