Prefeito Herzem Gusmão ao lado de secretários municipais

A pedido do prefeito Herzem Gusmão, a mostra “Glauber Rocha: Ressuscita o Povo Brasileiro”, que seria encerrada nesse domingo (24), ficará aberta ao público até o dia 31 de março. A exposição, instalada no Memorial Régis Pacheco, faz uma homenagem aos 80 anos do artista, que nasceu em Vitória da Conquista e teve seu trabalho reconhecido no mundo inteiro.

Até o momento, cerca de mil pessoas participaram do evento, que também contou com apresentações culturais, exposições de filmes e debates. Na tarde desta segunda-feira (25), foi a vez do prefeito Herzem Gusmão e de membros do Governo Municipal visitarem o espaço. A exposição faz um resgate à vida e a obra de Glauber Rocha, promovendo a preservação e a divulgação da memória do artista.

“Eu quero parabenizar todos que integram a Secretaria de Cultura, e também às outras secretarias, que contribuíram. Eles conseguiram fazer aqui um milagre, porque o acervo Glauber está no Rio de Janeiro, e o acervo Glauber digitalizado ainda é um sonho nosso”, afirma o gestor.

 

Prefeito Herzem Gusmão analisando as obras da exposição

Sobre a importância de a Prefeitura promover e apoiar eventos da natureza, Gusmão avalia: “Isso é história. Muita gente que não sabe nem quem é Glauber, e dos que sabem quem é Glauber, muitos não sabem que ele nasceu aqui em Vitória da Conquista. O nosso aeroporto vai receber o nome de Glauber Rocha, e isso vai acabar projetando não Glauber, mas projetando Vitória da Conquista.”

A procuradora municipal e coordenadora do evento, Joana Figueiredo, avalia positivamente o seu alcance, e espera que, com a prorrogação, mais pessoas tenham acesso à mostra. “É interessante, porque você consegue ter um momento mais profundo mesmo, de conhecimento das instalações, da trajetória, da contextualização e da obra de Glauber”, destaca.

Também estiveram presentes na visita o chefe de Gabinete, Marcos Ferreira; o secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso; o secretário de Educação, Esmeraldino Correia; o secretário de Transparência e de Comunicação, Diêgo Gomes; a secretária de Governo, Geanne Oliveira; o secretário de Finanças, Jonas Sala; o secretário de Saúde, José Raimundo (Juka) Fernandes; e o secretário de Agricultura, Paulo César.

A exposição “Glauber Rocha: Ressuscita o Povo Brasileiro” continuará aberta ao público no Memorial Régis Pacheco, das 16 às 20 horas, até o dia 31 de março. As escolas podem agendar visitas guiadas durante outros horários. Para isso, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (77) 3424- 8187; com Joana, pelo número 98822-1357; ou com Afonso, ligando para 99169-6667.