Mostra Cinema Conquista: Jorge Alfredo lança primeiro número da Revista Caderno de Cinema

Trata-se de uma seleção feita a partir dos textos já publicados na versão on-line nos últimos três anos

Compositor e cineasta, o baiano Jorge Alfredo se dedica também ao jornalismo. E foi por conta desta sua terceira especialidade que o versátil artista veio participar da 11ª edição da Mostra Cinema Conquista. Ele esteve no Teatro Glauber Rocha, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) nessa quarta-feira, 7, para lançar o primeiro número da Revista Caderno de Cinema.

Na verdade, trata-se de uma seleção feita a partir dos textos publicados na publicação on-line, que leva o mesmo título e divulga, principalmente, escritos de diversos autores sobre cinema – mas sem deixar de abrir espaço para outras manifestações artísticas, como a dança, as artes plásticas e a música.

Idealizada por Jorge Alfredo em abril de 2012, a versão eletrônica da Caderno de Cinema já teve mais de 650 mil visualizações. Ao criá-la, o artista quis, inicialmente, dar visibilidade à produção de cinema na Bahia, algo que ele já via como consolidado, mas ainda não reconhecido. “Era muito difícil as pessoas aceitarem que estava havendo um ciclo permanente”, conta.

Ao mesmo tempo, Jorge queria dar vazão a coisas que acumulara ao longo de sua vivência como cineasta. “Eu queria um espaço para aquelas histórias que eu via nos bastidores. As experiências pessoais do fotógrafo, da atriz, do ator, do assistente de câmera, do foquista. Coisas muito interessantes”, relatou o organizador da revista.

‘Terra de Glauber’ – O primeiro longa dirigido por Jorge Alfredo, Samba Riachão, já foi exibido numa edição anterior da Mostra Cinema Conquista. O cineasta, no entanto, não pôde comparecer à exibição. Por isso, ele disse sentir “uma alegria muito grande” por comparecer à Vitória da Conquista – especialmente para lançar sua revista sobre a sétima arte. “Vocês aqui reúnem pessoas que têm esse amor pelo cinema, que são loucas por cinema, também. É o lugar certo para eu vir. E ainda é a terra de Glauber Rocha…”, disse.

A versão on-line da revista Caderno de Cinema pode ser acessada no link.

*Foto: Micael Aquillah

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/04
Prefeitura lança Campeonato de Futebol Feminino da Zona Rural
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
23/04
A Voz do Muro: Grafitagem homenageia J. Murilo
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
21/04
Equipe da Secretaria de Cultura se reúne para apresentar trabalho realizado pelo Conservatório
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/04
Memorial Régis Pacheco sedia lançamento de livro na área de Letramento e Discurso