“O tempo é relativo” é o que diz um dos personagens do filme “A Repartição do Tempo”, exibido nesta quarta (7) na Praça CEUs J. Murilo, dentro da programação da Mostra Cinema Conquista. A fala do personagem é uma resposta para outro personagem que, apressado, pergunta sobre o prazo para o serviço que solicitou.

E foi justamente com pressa que a manicure Rita Angélica e a amiguinha Bianca, de 7 anos, entraram na praça. Acharam que o filme já tinha começado. “Viemos correndo”, revelou Rita, ofegante, assim que chegou para a sessão. Elas ficaram sabendo que teria exibições da Mostra na praça, terça-feira. Foram para assistir as animações “O Malabarista” e “Peixonauta” e resolveram retornar na sessão da quarta.

“Sou apaixonada por cinema, eu adoro, sou apaixonada mesmo! Pelo menos uma vez no mês vou ao cinema. Quando eu vi o anúncio, eu passei o convite para outras pessoas aqui do bairro”, revela Rita, que também pretende assistir aos filmes que serão exibidos na praça, na quinta e sexta.

Para a estudante do curso de Cinema da Uesb, Mariana Diniz, a exibição em praça pública é algo admirável. “Trazer o cinema para um lugar onde as pessoas não estão habituadas a consumir esse tipo de cinema é grandioso, de maneira generosa. Esse trabalho da Mostra já é maravilhoso, mas quando traz ele para as periferias, para um público que não tem esse querer de ir até ela, se torna mais bonito ainda”, avaliou.

As sessões na Praça CEUs J. Murilo começam às 19h. Nesta quinta (8), serão exibidos “Adeus” e “Historietas Assombradas”, e na sexta (9), “Metamorfose” e “Benzinho”.

A Mostra Cinema Conquista tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.