Monitores da Educação Infantil participam de curso de aperfeiçoamento

Entre os dias 13 e 17 de novembro, a Prefeitura realiza um curso de formação para os monitores de educação infantil, com o objetivo de assegurar um ensino de qualidade para os estudantes da rede municipal.

Diariamente, cerca de 100 monitores estarão participando de encontros para aperfeiçoar técnicas pedagógicas dentro da sala de aula. A pedagoga Tatiane Santana é uma delas. Ela atua há três anos na creche da Vila América e ressalta a importância dessa formação para a carreira de professor: “Nós somos educadores, precisamos buscar novas práticas para desenvolver um bom trabalho dentro da educação infantil, precisamos revê-las dentro da sala de aula sempre, buscando a totalidade dos nossos alunos’’.

Há três meses atuando como monitora na Escola Pedro Francisco de Moraes, Manuela Andrade tem notado a diferença da rotina do turno integral para outras escolas e como o curso tem ajudado a desenvolver as atividades no dia-a-dia: “Eu sou nova em escola integral e é muito importante compartilhar com outras colegas, outras experiências. A capacitação está sendo super produtiva, enriquecedora e só tem a contribuir no nosso trabalho que é justamente fazer a diferença com as crianças na nossa prática diária e pedagógica’’.

O curso está sendo ministrado pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). Lucélia Noronha, uma das palestrantes, tem orientado sobre a prática da leitura e a concepção do brincar dentro da sala de aula: “Nós temos uma preocupação enorme com a educação infantil. As crianças terão um trabalho mais focado, bem planejado, com intencionalidade pedagógica, com foco do professor em ensinar conteúdos que são da série e do ano, então isso é primordial para o fazer pedagógico’’.

Para a coordenadora pedagógica do núcleo de Educação Infantil, Ronilda Oliveira, esse é um passo importante para o aperfeiçoamento da educação municipal: “A formação é um direito de todo profissional da educação. É um momento relevante para o trabalho deles com as crianças e pra formação também pessoal e profissional’’, declarou.

Notícias Relacionadas

Educação
22/11
Concurso de Produção Audiovisual Eco Kids e Econ Teens: conheça os vídeos premiados
Educação
21/11
Vitória da Conquista sedia Seminário de Experiências Pacto Estadual pela Educação
Educação
20/11
Serviço de limpeza é realizado em reservatórios de água das escolas e creches municipais
Educação
18/11
Pacto pela Educação: Professores e coordenadores municipais relatam experiências